Dicas
0

Esta é a maneira mais eficaz de chamar um gato

Como você chama o seu gato quando quer que ele venha para perto? E funciona?

Os gatos têm a fama de fazerem seus humanos de bobos, já que fazem o que querem e quando querem. Se você chamar um gato, por exemplo, ele provavelmente irá ignorar o chamado, a menos que seja muito atraente para ele.

Para isso, não precisa oferecer algum petisco ou brinquedo favorito do gatinho. De acordo com o um grupo de cientistas da França, existe uma forma de chamar um gato atraindo a atenção dele, usando a voz e gestos.

Claro, muitos gatos só precisam ver o tutor e já saem correndo para ganhar carinho, sem precisar de técnicas específicas. Mas, se não for o caso do seu gato, esta pode ser a solução. Não custa tentar.

O estudo em questão foi desenvolvido por Charlotte de Mouzon e sua equipe, na Universidade de Paris-Nanterre. Charlotte é uma espécie de encantadora de gatos, e passou anos decifrando o misterioso mundo das interações entre gatos e humanos.

O objetivo desse estudo foi mostrar que um gato pode distinguir a voz do tutor da voz de um estranho, e que ele sabe quando você está falando diretamente com ele – só ignora porque quer.

Nesse experimento em particular, a equipe testou diferentes abordagens para chamar um gato:

  • Chamar o gato sem gesticular;
  • Gesticular sem vocalizar;
  • Fazer ambos;
  • Não fazer nada.

Foi percebido que os gatos se aproximavam mais rápido de Charlotte quando ela usava uma combinação de sons e gestos, ao contrário de ficar totalmente parada.

Mas, também notaram que os gatos corriam mais rápido em direção aos sinais visuais sozinhos do que aos vocais.

Além disso, eles davam uma pequena balançada na cauda quando eram totalmente ignorados. Essa balançada significa estresse ou desconforto, na linguagem felina.

Então, os pesquisadores acreditam que os gatos ficam nervosos quando não conseguem entender as intenções de uma pessoa, sendo que alguns insistem em tentar e outros desistem e saem de perto.