Há quem fale em TikTok “espião” por conta da sua inteligência artificial. Veja qual o segredo do sucesso do app.
Antes da pandemia, o TikTok poderia ser considerado facilmente como uma curiosidade passageira. Mas hoje o aplicativo é incontornável, com quase 2 bilhões de usuários no mundo. Seria o TikTok espião? Qual a chave desse sucesso?
Graças ao que se sabe após a empresa ter aberto a explicação sobre o seu algoritmo, principalmente por conta de suspeitas e até ameaças de bloqueio nos EUA, já é possível afirmar: o TikTok usa uma exploração intensiva de inteligência artificial e análise de dados.
A plataforma analisa minuciosamente suas preferências e oferece conteúdo impactante, motivo pelo qual seu feed principal é denominado “Para Você”. Há quem fale, inclusive, que o TikTok desencadeou a maior reviravolta cultural na internet desde a criação do feed do Facebook. O que talvez tenha mudado um pouco com a chegada do ChatGPT, mas o tempo dirá.
Especialista brasileiro vai falar sobre o rumor do TikTok espião e muito mais
Para analisar estudos e tudo o que se sabe até o momento no TikTok o advogado, apresentador e especialista em tecnologia Ronaldo Lemos vai fazer uma série de vídeos no… TikTok. Eles serãol apresentados nos perfis do UOL no aplicativo, que já conta com mais de 80 milhões de usuários brasileiros.
@tilt_uol Nossos 3 segundos capturaram sua atenção? Vem entender como funciona a retenção na rede vizinha. @lemos_ronaldo 📱 UOL Prime: veja o melhor do jornalismo do UOL em uol.com.br/prime/⠀ #UOLprime #Tilt #RedesSociais techtokbrasil
♬ som original – Tilt UOL
No primeiro vídeo o especialista já esclarece que não, não existe uma poção mágica de espionagem. Como explica Ronaldo, o app foi construído em torno de uma inteligência artificial robusta, que, como nenhuma outra, aprende as preferências dos usuários através de análise de dados.
Nesse contexto, a maneira como você desliza o dedo na tela, a carga da bateria e até mesmo o modelo do seu celular são informações que viram dados computados pelo TikTok.
Entretanto, o uso desse algoritmo profundo também suscita críticas. Defensores da privacidade argumentam que o TikTok é causa de ansiedade e depressão, questões que viram temas de vídeos dos próprios usuários, além de fragmentar nossa atenção.