Nossos colegas do site parceiro Xataka Móvil testaram resultados e desmascararam o mito no início do ano, embora não custa lembrar o absurdo dessa prática. O motivo: existe um botão em cada telefone para atingir o mesmo propósito.
Segundo a teoria, a prática deveria ser eficaz: uma camada de alumínio suficientemente espessa deveria bloquear qualquer tipo de ondas eletromagnéticas do telefone, como as de Wi-Fi ou Bluetooth.
Na verdade, a teoria funciona. Se embrulharmos o telefone com papel alumínio suficiente, o telefone não estará mais acessível. Você não consegue receber chamadas, não consegue se conectar a redes móveis ou Wi-Fi e o Bluetooth para de funcionar. Mas embora a ciência prevaleça, a prática faz pouco sentido para algo muito simples: o modo avião.
Basta pressionar o botão do modo avião para desativar as conexões telefônicas, embora esse recurso tenha mudado nos últimos tempos e permita certas conexões. Porém, muitos duvidam desta função por riscos de spywares, malwares e outros maquiarem ou driblarem o recurso. Se não confiarmos que elas foram desconectadas, basta procurar a configuração específica de Wi-Fi, Bluetooth e dados móveis para desligar todas essas funções de maneira separada.
Uma opção um pouco mais radical, mas muito menos do que embrulhar o telefone em papel alumínio, é desligar o telefone. Mas, novamente, se não quisermos que as redes consigam encontrar o nosso telefone, basta não dar permissão para elas. E se você for muito desconfiado, desative tudo, desligue o celular e faça a sua gaiola de Faraday.