NotíciasPolítica

Eduardo estima que 1 milhão de pessoas foram ao ato na Paulista

Deputado licenciado citou cálculo de “jornalistas independentes dos EUA”

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou que jornalistas independentes dos Estados Unidos estimaram que havia mais de 700 mil pessoas no ato pela anistia dos presos do 8 de janeiro, neste domingo (6), na Avenida Paulista, em São Paulo. Por meio do X, o parlamentar escreveu que “não seria exagero dizer que cerca de 1 milhão de brasileiros” estiveram na manifestação, promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

O parlamentar se encontra, atualmente, em solo norte-americano, a fim de se dedicar a “buscar as devidas sanções aos violadores de direitos humanos”, em referência ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator de inquéritos que têm como alvo Bolsonaro e seus apoiadores.

Apesar de estar fisicamente longe, o deputado gravou um vídeo para os manifestantes tendo como fundo a Casa Branca, residência oficial do Executivo estadunidense, frisando que o “mundo está vendo” a mobilização popular em torno da pauta da anistia.

– Estamos juntos com nossos corações, lutando por liberdade. Aqui, mais do que nunca, o meu foco é apenas uma pauta: libertar os reféns do 8 de janeiro que foram presos apenas por razões políticas. Não queremos mais Clezões, não queremos mais Déboras presas. A gente sabe que se esse pessoal estivesse traficando, roubando ou assassinando já estariam nas ruas. Então, o nosso grito é por justiça. E podem ter certeza que o mundo inteiro está assistindo – disse ele.

Na Paulista, o nome do deputado foi lembrado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que ao lado do esposo e dos demais filhos dele, desejou “força” para o parlamentar.

– Os três meninos do meu marido, faltando um. Faltando o Eduardo, faltando o nosso Duda, que está longe, que está renunciando a sua vida, a vida dos seus filhos pequenos que estavam na escola. Ele está nos EUA, separado, porque está lá sendo nosso porta-voz, mandando a mensagem para o mundo da injustiça que estamos passando no Brasil. Vamos mandar uma mensagem para o Eduardo: Força, Eduardo! – exclamou Michelle.

Enquanto Eduardo e jornalistas independentes dos EUA estimaram mais de 700 mil pessoas na Avenida Paulista neste domingo, a Universidade de São Paulo (USP) apresentou números muito menores. Segundo a instituição, o ato reuniu 44,9 mil pessoas, número refutado pelos líderes conservadores.