‘Droga zumbi’, que apodrece a carne e deixa pessoas desfiguradas, gera preocupação nos EUA
Autoridades de saúde estão em uma corrida contra o tempo para evitar a disseminação da droga, diz imprensa internacional
Autoridade identificou resquícios de medicamento ilegal em drogas apreendidas
A “droga zumbi”, como é conhecida popularmente, apodrece a carne humana e deixa pessoas “terrivelmente” desfiguradas. Logo, autoridades de saúde de Los Angeles, nos Estados Unidos (EUA), onde a droga tem se espalhado, estão em alerta. As informações são do Daily Mirror.
Resquícios da droga, também conhecida como xilazina, que é um tranquilizante animal, foram encontrados em entorpecentes como heroína e fentanil.
De acordo com especialistas em saúde do país, a droga está se espalhando por Los Angeles, o que tem gerado preocupação. Bill Bodner, agente especial da Administração de Repressão às Drogas (DEA), relatou que as autoridades estão em uma corrida contra o tempo para tentar deter a disseminação do entorpecente.
Aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos, o remédio é de uso veterinário e não é seguro para humanos, já que pode causar feridas que apodrecem a carne.
Em abril, analistas criminais começaram a notar sinais de xilazina misturada em drogas apreendidas. Declarando uma “ameaça generalizada”, a administradora da DEA, Anne Milgram, disse: “A xilazina está tornando a ameaça de drogas mais mortal que nosso país já enfrentou, o fentanil, ainda mais mortal”.
Milgram contou, ainda, que “a DEA apreendeu misturas de xilazina e fentanil em 48 dos 50 estados”. Ela acrescentou: “Embora os números sejam relativamente baixos em nossa comunidade em comparação com outras partes dos Estados Unidos, a presença de xilazina agora está se tornando mais frequente e a tendência é preocupante”.
Enquanto isso, Cary Quashen, especialista em vícios, comentou que “nunca viu nada parecido com o que estamos lidando agora”. Ele recordou que uma vítima faleceu de uma overdose de fentanil quando sua pele de repente começou a apodrecer.
“Mas não foi apenas uma overdose de fentanil (mas) sua pele estava começando a apodrecer, os músculos da perna e do braço. Portanto, esse é um sinal claro de xilazina”, destacou. A Administração de Alimentos e Medicamentos esclarece que há “antídoto” conhecido que reverta os sintomas do medicamento no corpo humano.