Dor na relação sexual: conheça as causas da dispareunia
Nenhuma mulher deve sentir dor para fazer sexo. Veja quais são as principais causas e a importância de consultar o médico
Cada mulher sente quando chega a hora de iniciar a sua vida sexual. A princípio, todas esperam que esse seja um novo lado da vida cheio de sensações interessantes e agradáveis. Mas, infelizmente, nem sempre é assim. Muitas mulheres, jovens ou mais velhas, passam por momentos de dor na relação sexual que podem estar relacionados a condições de saúde que necessitam de tratamento médico. Então, não dá para brincar com isso. Essa dor merece atenção, não pode deixar passar.
Sentir dor na relação sexual é normal?
Não é normal que uma mulher sinta dor na relação sexual. Mas é preciso saber diferenciar a dor do desconforto. Isso porque, quando a mulher está em sua fase mais sensível, que é perto ou durante o período menstrual, o inchaço natural do seu sistema reprodutor pode sim causar um desconforto na hora da relação, mas que não chega a ser uma dor. Fora essa situação, é necessário consultar um ginecologista e fazer exames para conhecer a causa da dor e buscar o tratamento adequado.
Possíveis causas
De acordo com a Dra. Laura Lucia, o nome médico para a dor na relação sexual é dispareunia. As possíveis causas dessa dor devem começar a ser percebidas pelo tipo de dor: é mais para cima, na barriga, ou é uma dor na vagina? É importante chegar ao médico sabendo identificar o local exato dessa dor, pois as causas são bem diferentes.
Causas de dor vaginal
Veja alguns exemplos de causas para quando a dor na relação sexual é localizada na parte interna da vagina.
Falta de lubrificação vaginal
Essa primeira causa não é um problema que precisa de tratamento médico, a princípio. Muitas vezes, quando a relação sexual começa, o homem logo parte para a penetração, sem que a mulher esteja preparada, ou seja, sem que a sua vagina esteja lubrificada e alongada o bastante. Sendo assim, ela vai sentir dor.
Existem casos em que a mulher não consegue ter lubrificação vaginal, mesmo ocorrendo a excitação para o ato sexual. Então, é um motivo para conversar com o ginecologista.
Vaginismo
O vaginismo são contrações involuntárias da vagina que dificultam a penetração. As causas são variadas, mas também é um motivo para conversar com o médico, pois é mais difícil de identificar por conta própria.
Vulvodínia
Essa condição é uma sensação de ardência crônica na vulva que, claro, faz a mulher se sentir muito desconfortável na hora da penetração e ao longo da relação sexual. Necessita de tratamento médico.
Traumas psicológicos
Muitas mulheres já viveram situações de agressão sexual e desenvolveram traumas psicológicos que as fazem sentir dor na parte interna da vagina sempre que estão em um momento de relação sexual. Não é uma dor psicológica. A dor é real, mas a causa é psicológica e tratável com acompanhamento médico.
Cisto de Bartholin
Na parte anterior da vagina existe uma glândula chamada de glândula de Bartholin, cuja função é promover a lubrificação vaginal. Porém, quando essa glândula inflama, desenvolve um cisto. Além de prejudicar a lubrificação, esse cisto pode infeccionar, gerando dor localizada, chamada de Bartolinite aguda.
Menopausa
Quando a mulher chega na fase da pré-menopausa, lá por volta dos 40 e poucos anos, a sua produção hormonal começa a reduzir e ela começa a se deparar com os diversos sintomas da menopausa. Entre eles está a falta de lubrificação vaginal, que é normal, porém, incômoda. Então, é possível encontrar soluções em produtos que ajudam a lubrificar a vagina para que a sua vida sexual continue normal.
Pós-parto
Toda mulher, depois de ter seu bebê, recebe recomendações do médico sobre quando pode voltar a ter relações sexuais. Mas, assim como acontece na menopausa, os hormônios da mulher estão em baixa por um período após o parto. Então, mesmo já podendo voltar a ter relações, o corpo ainda não está pronto para gerar a lubrificação necessária e a mulher poderá sentir dores. É melhor esperar mais um pouco.
Doenças vaginais fúngicas e bacterianas
Outra causa para a dor na relação sexual é a mulher estar com alguma infecção por fungos ou bactérias que vai causar dor, queimação e coceira, às vezes tudo ao mesmo tempo. É necessário ir ao médico o quanto antes para tratar de forma simples, em poucos dias, e se livrar do problema.
Causas de dor abdominal
Se a dor que estiver sentindo não for na vagina, mas sim uma dor mais profunda, como se fosse no pé da barriga, existem outras causas a serem investigadas:
Miomas
Os miomas são nódulos benignos do útero que causam um inchaço uterino. Quando ocorrem os movimentos sexuais, o útero inchado balança e causa dor.
Doença Inflamatória Pélvica
Quando a mulher tem um corrimento vaginal que vai deixando levar sem fazer o tratamento, ele pode deixar de ser apenas vaginal e passar para o útero, gerando a Doença Inflamatória Pélvica. Como o útero está inflamado, também vai causar dor durante a penetração.
Infecção urinária
As cistites, que causam vontade de fazer xixi o tempo todo e dor na bexiga mesmo sem relação sexual, também são uma das causas, até mais frequentes, de dor na relação sexual. Nesse caso a mulher está sentindo dor o tempo todo, então nem tem condições de ter relação.
Tumores ginecológicos
Quando existe alguma lesão ou nódulo grande no útero ou outras partes do sistema reprodutor, pode ser essa a causa da dor na hora da relação, mas a mulher só vai descobrir após fazer exames.
Intestino preso
Sim, até mesmo o intestino preso pode causar dor na relação, pois quando o organismo está dias sem evacuar, o intestino vai inchar. Como ele fica bem perto da região sexual, também pode gerar dor na hora do sexo.
Endometriose
A endometriose é quando o endométrio, que é a camada que reveste o útero, se espalha pelos órgãos próximos ao invés de apenas ser eliminado como menstruação. Assim, todos os meses esse endométrio que ficou preso do lado de fora do útero e não foi eliminado, será ativado pelos hormônios e vai causar dor, com ou sem relação.
Tratamentos para a dor na relação sexual
Como viu, existem diversas causas para sentir dor na relação sexual. Por isso, os tratamentos também variam muito, de acordo com cada causa, podendo ser desde a adoção de lubrificantes no momento da relação até tratamentos com medicamentos ou cirurgia. Então, se estiver sentindo dor, não espere mais. Agende uma consulta com o seu ginecologista para se livrar do problema e do que o estiver causando.