AcidenteMundoNotícias

Dezenove morrem entre os que estavam a bordo de aeronave que caiu logo após a decolagem no Sudão do Sul

Um trágico acidente aéreo resultou na morte de pelo menos 19 pessoas, incluindo estrangeiros, quando uma aeronave caiu às 10h30 de ontem, quarta-feira, 29 de janeiro, no Sudão do Sul.

O avião, pertencente à firma de petróleo GPOC, estava transportando trabalhadores dos campos de Unity para o Aeroporto de Juba. Entre as vítimas, estão os dois pilotos e dois cidadãos chineses. No total, a aeronave, um Beechcraft 1900D com registro 5X-RHB, levava 21 pessoas, incluindo os dois tripulantes.

O Ministro de Informação do Estado, Gatwech Bipal, informou que 17 dos falecidos eram sul-sudaneses. Os dois sobreviventes, um sul-sudanês e um indiano, foram hospitalizados e estão em estado crítico.

O avião caiu carregando funcionários que estavam saindo para folga após um turno de 28 dias nos campos petrolíferos.

O incidente foi confirmado pelo Engenheiro Saleh Akot, Diretor Interino do Aeroporto Internacional de Juba, que mencionou que a aeronave caiu pouco após a decolagem do Estado de Unity. Ele acrescentou que a autoridade de aviação do Sudão do Sul enviou uma equipe ao local para investigar a causa do acidente.

O Sudão do Sul tem enfrentado diversos acidentes aéreos nos últimos anos, em parte devido à complicada infraestrutura rodoviária, que torna o transporte aéreo uma alternativa essencial para muitos cidadãos e trabalhadores na região, mas sem a existência de uma aviação segura, tanto em termos operacionais quando de aeroportos e campos de aviação.