O arroz é a semente da espécie de erva Oryza sativa (arroz asiático) ou Oryza glaberrima (arroz africano).
Como cereal, é o alimento básico mais amplamente consumido para uma grande parte da população humana do mundo, especialmente na Ásia.
É a commodity agrícola com a terceira maior produção mundial (arroz, 741,5 milhões de toneladas em 2014), depois da cana-de-açúcar (1,9 bilhão de toneladas) e do milho (1,0 bilhão de toneladas).
Uma vez que porções consideráveis de cana-de-açúcar e milho são usadas para outros fins que não o consumo humano.
O arroz é o grão mais importante em relação à nutrição humana e à ingestão calórica, fornecendo mais de um quinto das calorias consumidas em todo o mundo pelos seres humanos.
Existem muitas variedades de arroz e as preferências culinárias tendem a variar regionalmente.
O arroz, uma monocotiledônea, normalmente é cultivado como uma planta anual, embora em áreas tropicais possa sobreviver como planta perene e produzir uma safra por até 30 anos.
O cultivo do arroz é bem adequado para países e regiões com baixos custos de mão-de-obra e alta pluviosidade, pois é muito trabalhoso cultivar e requer muita água.
No entanto, o arroz pode ser cultivado praticamente em qualquer lugar, mesmo em uma colina íngreme ou área de montanha com o uso de sistemas de terraço de controle de água.
Embora suas espécies matrizes sejam nativas da Ásia e de certas partes da África, séculos de comércio e exportação tornaram isso comum em muitas culturas em todo o mundo.
Muitas pesquisas e até mesmo grandes estudos mostram que o famoso arroz branco e o mais consumido, que é um dos nossos alimentos mais básico na maioria dos países asiáticos, pode ser ainda muito mais perigoso do que muitas das bebidas doces de refrigerante que tomamos e podem causar diabetes.
Pois é, para o seu pratão cheio de muito arroz, talvez você não goste muito da matéria que iremos falar hoje.
Essa pesquisa mostra agora que o arroz branco pode ser um dos culpados em causar muitos casos de diabetes, ainda mais potente do que as bebidas doces de refrigerante causadoras da doença.
Quando o arroz branco, que é um alimento básico na maioria dos países asiáticos, viu um aumento maior no diabetes do que os países que comem menos arroz.
Todas as autoridades de saúde nos sugeriram que o arroz branco com amido pode sobrecarregar o corpo com o arroz de sangue aumenta ainda mais o risco de diabetes.
Este aumento no diabetes também foi verificado por estudos ao longo dos anos.
Postada em seu plano de batalha para reduzir o risco de diabetes, Zee Yoong Kang, disse que a obesidade e as bebidas açucaradas são as principais causas da condição no Ocidente.
Arroz branco com amido pode sobrecarregar seus corpos com açúcar no sangue e aumentar o risco de diabetes.
O Sr. Zee está armado com dados. Uma meta-análise de quatro grandes estudos, envolvendo mais de 350.000 pessoas seguidas por quatro a 20 anos, pela Escola de Saúde Pública de Harvard – publicada no British Medical Journal – levantou algumas conclusões preocupantes.
O estudo mostrou que consumir uma tigela de arroz duas vezes por dia regularmente eleva o risco de diabetes em 11% na população geral.
Embora Zee não planeje pedir aos comedores de arroz que parem de comer o alimento básico, ele sugere variedades mais saudáveis.
O arroz branco de grão longo também é melhor do que o grão curto quando se trata de como o açúcar no sangue aumenta – um aumento nos níveis de açúcar faz com que o pâncreas produza mais insulina, e picos frequentes podem levar ao diabetes.
Ele também gostaria que as pessoas tentassem adicionar 20% de arroz integral ao arroz branco. Este montante é suficiente para reduzir o risco de diabetes em 16%.
“Não há necessidade de substituir totalmente o que eles comem agora. Apenas aumente a quantidade de grãos integrais e arroz integral”.
Outro médico, Dr. Stanley Liew, especialista em diabetes do Hospital Raffles, também aconselhou as pessoas a comer menos arroz.
Ele acrescentou que a maioria das comidas e refrigerantes é tão ruim quanto deveria ser desencorajada.