InternetMundoNotícias
0

Crianças sobreviventes de queda de avião são encontradas após 40 dias em selva na Colômbia

Menores foram achados com vida em local próximo de onde o avião caiu em maio

Quatro crianças foram encontradas vivas nesta sexta-feira (9) após a queda de um avião na Colômbia há 40 dias. A informação foi confirmada pelas Forças Armadas do país e também pelo presidente Gustavo Petro.

“Uma alegria para todo o país. As quatro crianças que estavam desaparecidas há 40 dias na selva colombiana foram encontradas vivas”, escreveu Gustavo Pedro no Twitter.

As crianças pertencem à etnia indígena uitoto e foram identificadas como Lesly Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Mucutuy, de 9, Tien Noriel Ronoque Mucutuy, de quatro, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy, de apenas um ano de vida.

As tropas do Exército encontraram os menores na fronteira de Caquetá e Guaviare, local perto de onde o avião Cessna 206 caiu no dia 1° de maio. Na ocasião, a mãe das crianças, Magdalena Mucutuy Valencia, o piloto e mais um passageiro morreram no acidente.

As autoridades ainda não informaram o quadro completo de saúde das crianças, mas elas foram levadas ao Hospital Militar de Bogotá para atendimento especializado.

O acidente e buscas

A aeronave faria o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, uma das principais cidades da Amazônia colombiana, mas caiu em 1º de maio após o piloto reportar problemas na aeronave. Na aeronave estavam três adultos e as quatro crianças.

As forças militares encontraram as pegadas e frutos que indicaram que os irmãos passaram pelo local.

A procura pelos desaparecidos causa comoção na Colômbia e esperança em encontra-los. As equipes de busca já acharam pertences dos menores e no último dia 16 localizaram um abrigo improvisado.

Uma falha de comunicação entre as autoridades colombianas fez com que o presidente Gustavo Petro anunciasse o resgate das crianças com vida após 16 dias do acidente, porém, no dia seguinte ele voltou atras afirmando que as buscas continuavam.