Conheça o gato que se tornou a principal atração turística de cidade polonesa
Gacek tornou-se a atração turística nº 1 no Google Maps da cidade de Szczecin, onde as pessoas deram 5 de 5 estrelas ao felino em mais de 4.000 avaliações
Um gato de rua tornou-se a atração turística nº 1 no Google Maps da cidade de Szczecin, na Polônia. O felino tuxedo — que tem a pelagem preta e branca com padrões semelhantes a um smoking — recebeu 5 de 5 estrelas em mais de 4 mil avaliações.
A cidade, que tem uma população de 400 mil habitantes, já foi conhecida como Stettin e fazia parte da região então conhecida como Prússia. Catarina, a Grande, nasceu lá em 1729. Mas as pessoas parecem estar mais interessadas em comentar sobre o gato do que pontos históricos da cidade.
Uma captura de tela de 4 de março, quando mais de 4.000 revisores do Google Maps classificaram “Kot Gacek” com cinco estrelas. O Google retirou brevemente o gato do Google Maps e as avaliações desapareceram até que as pessoas as adicionaram novamente.
“Ele é um gato incrivelmente bonito, que está vivendo em seu próprio estilo. Você definitivamente deveria conhecê-lo, ele tem sua própria minicasa. É tão fofo!”, escreveu uma pessoa. “Eu vim de Lancaster, Reino Unido, para ver Gacek. Conversamos um pouco. Foi bom”, escreveu outra.
“Excelente gato! Muito fofo! Estava chovendo quando eu o visitei, mas Gacek estava feliz e bem escondido e aconchegante na sua caixa. Visitaria de novo. Cinco estrelas”, avaliou uma terceira.
“Como você escreve uma avaliação para um gato? Bem, o gato estava lá, relaxando e fazendo o que gatos fazem. Não foi difícil encontrá-lo. Ele não se importa de ser tocado e acariciado, mas é uma pena ele ser tão gordo, no sentido de que muitas pessoas o alimentam, eu ficaria preocupada com a saúde do animal”, ponderou uma quarta.
Gacek começou a virar uma celebridade há quase três anos, quando uma estação de notícias local, wSzczecinie, postou um vídeo sobre o simpático felino no YouTube.
O nome Gacek (que se pronuncia “Gatsek”) significa “morcego de orelhas compridas” em polonês. Segundo a reportagem, ele viveu de forma independente na rua Kaszubska por cerca de sete anos e era amigo de todos na vizinhança.
Moradores da região contaram que alguns donos de lojas notaram Gacek e construíram uma casinha de madeira para ele como abrigo e começaram a cuidar dele, certificando-se de que ele estava bem alimentado. O gato, que é castrado, já foi adotado, mas chorou no meio da noite e queria voltar para sua casinha na rua.
O vídeo do YouTube sobre Gacek acumula 933 mil visualizações e 24 mil curtidas. Por conta do alcance, as pessoas começaram a aparecer para tirar fotos do gato e acariciá-lo. Um dos fãs de Gacek chegou a criar uma conta no Instagram que já tem quase 24 mil seguidores, para documentar sua vida. Outro admirador criou recentemente uma página no Facebook.