AcidenteNotícias

Confira o que se sabe sobre queda de helicóptero dos bombeiros

Acidente matou seis pessoas que atuavam nas buscas por outro avião

Um acidente na última sexta-feira (11) envolvendo um helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais comoveu o Brasil. Na ocasião, a aeronave, que transportava agentes atuando em uma operação de resgate, caiu e não deixou sobreviventes. As circunstâncias em torno desse triste acontecimento ainda estão sendo desvendadas, mas já há informações que permitem entender como ela aconteceu.

O QUE ACONTECEU?

A equipe dos bombeiros que se encontrava no helicóptero estava atendendo uma ocorrência da queda de um avião monomotor, em Ouro Preto, Minas Gerais. O primeiro acidente deixou uma pessoa morta. Durante as buscas, contudo, o helicóptero dos próprios salvadores caiu ao retornar para Belo Horizonte. Ao todo, seis pessoas morreram.

QUEM SÃO AS VÍTIMAS?

O helicóptero transportava o capitão do Corpo de Bombeiros Wilker Tadeu Alves da Silva, o enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Bruno Sudário França, os sargentos Welerson Gonçalves Filgueiros e Gabriel Ferreira Lima e Silva, além do tenente Victor Stehling Schirmer e o médico Marcos Rodrigo Trindade.

QUANDO A AERONAVE FEZ SEU ÚLTIMO CONTATO?

A última vez que o helicóptero notificou a base foi quando sobrevoava o trevo de Ouro Preto. Naquele momento, os militares reportaram baixa visibilidade e segurança para retornar. O entendimento é que, depois do ocorrido, o grupo decidiu voltar para Belo Horizonte. Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o dispositivo de emergência do helicóptero foi acionado, enviando a localização do avião na tarde desta sexta.

QUAL A POSSÍVEL CAUSA DA QUEDA?

O motivo da tragédia ainda está sob a investigação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Entretanto, há informações preliminares de que as condições meteorológicas da região tenham contribuído para a queda, conforme antecipou o porta-voz dos bombeiros, tenente Henrique Barcellos. Para ele, a situação adversa dificultou a visibilidade e deixou o piloto desorientado.

COMO FORAM AS BUSCAS?

A operação de resgate da tripulação do helicóptero envolveu mais de 80 pessoas durante um período de 12 horas. Por fim, o avião foi encontrado destruído junto dos corpos das vítimas em uma serra próxima ao local que o monomotor caiu.

O HELICÓPTERO ESTAVA EM SITUAÇÃO REGULAR?

De modelo BK 117 C-2 e com fabricação que data 2013, a aeronave estava com as manutenções atualizadas e em situação normal. Ele estava em atividade desde 2014, segundo o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

QUANDO SERÁ A DESPEDIDA DAS VÍTIMAS?

Encaminhadas para o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. Elas serão sepultadas na cidade ainda neste domingo (13). O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), declarou luto oficial em todo o estado durante três dias.