O óleo de rícino pode ser usado nos cabelos, couro cabeludo, corpo, sobrancelhas, cílios ou barba para hidratar e nutrir os fios ou a pele, reduzir o ressecamento, irritação e inflamação na pele e combater a caspa. Além disso, o óleo de rícino também ajuda a aumentar a elasticidade e a maciez da pele, ou aliviar a vermelhidão após o sol.
Isto porque o óleo de rícino contém na sua composição ácido ricinoleico, ácido linoleico, ácidos graxos, vitamina E e sais minerais, que têm excelentes propriedades hidratantes e nutritivas, além de ação anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante, que ajudam a manter a hidratação da pele, cabelos e do couro cabeludo, evitando a perda de água e reduzindo a inflamação da pele.
Além disso, também pode ser aplicado na pele diariamente ou pontualmente em problemas cutâneos como acne, estrias ou quando a pele está mais ressecada. Saiba mais sobre o óleo de rícino e quais os possíveis efeitos colaterais.
Como usar o óleo de rícino
O óleo de rícino pode ser usado em várias partes do corpo, de diferentes formas:
1. Óleo de rícino no cabelo
O óleo de rícino no cabelo, pode ser aplicado na ponta ou na extensão dos fios ou adicionado em máscaras hidratantes.
Desta forma, para usar o óleo de rícino no cabelo, é recomendado:
O óleo de rícino ajuda a selar as cutículas dos fios, aumentar a hidratação e nutrição do cabelo, melhorando sua aparência, aumentando a maciez e brilho, podendo fazer parte do tratamento de cronograma capilar, por exemplo. Entenda o que é e como fazer o cronograma capilar.
Assista também ao vídeo seguinte e veja outras dicas que ajudam o cabelo a ficar mais bonito, forte, brilhante e sedoso:
2. Óleo de rícino no couro cabeludo
O óleo de rícino no couro cabeludo pode ser usado para hidratar e nutrir a pele, reduzir o ressecamento e irritação do couro cabeludo, ou ajudar a combater a caspa.
As principais formas de usar o óleo de rícino no couro cabeludo são:Para fortalecer o cabelo: aplicar o óleo de rícino no couro cabeludo com os fios secos ou ligeiramente úmidos, puro ou misturado com outro óleo, e em seguida deve-se massagear a região, deixando atuar por cerca de 2 a 3 horas e depois lavar o cabelo e o couro cabeludo;
Para reduzir a caspa: aplicar umas gotas de óleo de rícino diretamente no couro cabeludo, massagear suavemente e deixar atuar umas horas ou mesmo durante a noite. Lavar em seguida com o shampoo de uso habitual.
Para hidratar e nutrir o couro cabeludo: aplicar algumas gotas do óleo de rícino no couro cabeludo, massageando levemente e deixar agir por 30 minutos. Lavar o couro cabeludo e os cabelos em seguida.
O óleo de rícino deve sempre ser retirado do couro cabeludo após o uso, devendo-se lavar bem, para evitar que o couro cabeludo fique oleoso, ou piore a caspa.
3. Óleo de rícino na pele
O óleo de rícino na pele pode ser usado para aumentar a hidratação, nutrir a pele, aumentar a elasticidade e maciez da pele, melhorar a acne ou estrias ou aliviar a irritação ou inflamação da pele.
Algumas formas de usar o óleo de rícino na pele são:Para hidratar e nutrir a pele do rosto ou corpo: misturar 1 colher (de chá) do óleo de rícino em 100 mL do hidratante diário ou misturar 1 colher (de chá) de óleo de rícino em 1 colher (de chá) de outro óleo de origem vegetal, como óleo de coco, abacate ou de amêndoas, e aplicar sobre a pele, massageando levemente até que seja completamente absorvido. Também pode ser usado da mesma forma para melhorar a aparência das estrias, tratar a vermelhidão após o sol ou tratar a pele ressecada;
Para melhorar a acne: aplicar umas gotas do óleo de rícino no rosto, massageando suavemente para que seja completamente absorvido pela pele. Deixar agir por toda a noite e lavar na manhã seguinte com sabonete neutro e água fria.
O óleo de rícino apresenta uma baixa comedogenicidade, ou seja, ao contrário do óleo de coco, por exemplo, tem uma baixa tendência para formar espinhas e, por isso, pode ser usado com segurança na acne, mesmo que a pessoa tenha a pele muito oleosa.
É importante lavar o rosto ou o corpo com água morna e sabonete neutro antes de aplicar o óleo de rícino, para remover sujidades da pele e abrir os poros, facilitando a penetração do óleo na pele. Veja também que alimentos ingerir para ter uma pele perfeita.
4. Óleo de rícino nos cílios
Para nutrir e fortalecer os cílios e estimular o seu crescimento, pode-se aplicar, com a ajuda de um cotonete ou de uma escovinha pequena, umas gotas de óleo de rícino, nos cílios, deixando agir por 30 minutos, e lavar em seguida, com água e sabonete neutro.
Essa aplicação nos cílios pode ser feita cerca de duas vezes por semana.
5. Óleo de rícino nas sobrancelhas
O óleo de rícino nas sobrancelhas pode ser usado para estimular o crescimento dos fios e dar uma aparência mais cheia às sobrancelhas.
Para usar o óleo de rícino nas sobrancelhas, pode-se aplicar umas gotas no cotonete e passar nas sobrancelhas, deixando agir por 30 minutos e enxaguar com água e sabonete neutro em seguida. Essa aplicação nos cílios pode ser feita uma vez por semana.
6. Óleo de rícino na barba
O óleo de rícino na barba ajuda a manter a hidratação dos fios, além de nutrir a barba, reduzir o ressecamento, deixando mais suave e com mais brilho.
Para usar o óleo de rícino na barba, deve-se aplicar algumas gotas na palma das mãos, esfregar as mãos para espalhar o óleo e aplicar na barba, sendo recomendado massagear para que também penetre na pele do rosto. Deixar agir por toda a noite e lavar a barba e o rosto na manhã seguinte com água e sabonete neutro.
O óleo de rícino na barba pode ser aplicado até 3 vezes por semana, sendo recomendado lavar a barba e o rosto antes do seu uso, para facilitar a penetração do óleo.
Como funciona o óleo de rícino
O óleo de rícino é rico em ácido ricinoleico, ácido linoleico e vitamina E, que têm propriedades hidratantes e nutritivas. Devido às suas propriedades, este óleo é muito eficaz para nutrir, fortalecer e hidratar as unhas, cílios, sobrancelhas e barba e estimular o crescimento do cabelo e evitar a quebra os fios, já que hidrata em profundidade o couro cabeludo e nutre as fibras capilares.
Quando usado para massagear o couro cabeludo, estimula a microcirculação, permitindo uma melhor absorção dos nutrientes no bolbo capilar, promovendo assim o crescimento e fortalecimento do cabelo. Além disso, os ômegas contidos neste óleo, desempenham um papel fundamental no metabolismo capilar, conferindo ao cabelo força brilho e comprimento. Também pode ser usado para tratar a caspa, reduzindo o seu aparecimento e controlando a oleosidade.
Na pele, além de a hidratar e nutrir, melhora a aparência das estrias, trata a vermelhidão após a exposição solar, trata a pele ressecada e reduz a acne.