DicasReceitasSaúde
0

Como usar a aveia para emagrecer: crua ou cozida

O consumo regular de aveia é um dos hábitos que contribuem para melhorar o peso corporal. Sua inclusão em um plano de dieta balanceada permite melhorar a digestão e prolongar a sensação de saciedade entre as refeições.

A dieta da aveia propõe um plano desintoxicante para reduzir quilos e medidas em poucos dias. É um regime cujo valor nutricional está abaixo das necessidades do corpo, razão pela qual não deve ser aplicado por mais de cinco dias.

Basicamente consiste em incluir este cereal em todas as refeições principais do dia. Junto com isso é aconselhável a ingestão de alimentos de baixa caloria, como frutas, legumes e carnes magras.

Durante os dias da dieta, o consumo de outras fontes de carboidratos, como arroz, legumes ou massas não é permitido. Da mesma forma, todas as fontes de gorduras saturadas e açúcares devem ser eliminadas.

A aveia é um alimento com grande poder nutricional e ótima para nosso corpo. Essa é a sua contribuição para o nosso corpo, que foi durante anos o principal alimento de muitos povos e civilizações, então vale a pena consumir

Isso lhe valeu o título de “rainha dos cereais”, e é que possui alto teor de proteínas, vitaminas, carboidratos, minerais (cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e manganês) e outros nutrientes que o destacam. entre as diferentes culturas.

Assim, a aveia é ideal para perder peso, controlar o colesterol e a pressão sanguínea, melhorar o trânsito intestinal, regular o açúcar no sangue e até proteger contra o câncer. Vamos saber mais sobre suas propriedades.

Por que a aveia é tão eficaz em ajudar a perder peso?

Seu potencial de emagrecimento deve-se a múltiplas propriedades que, em interação, postulam esse alimento como um dos melhores aliados quando se trata de controlar nossa dieta e cuidar de nosso corpo. Vamos nos aprofundar nessa questão:

Mantém o colesterol em níveis saudáveis

Seu alto teor de aminoácidos essenciais, fibras e gorduras insaturadas como o ômega 6 (ácido linoléico) pode diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL). Por sua vez, a ajuda que a aveia oferece ao nosso organismo para aumentar o bom colesterol (HDL) no sangue permite descongestionar as veias e emagrecer.

Tem um grande poder de saciedade

Seu potencial de emagrecimento é incrível, não só porque nos ajuda fisiologicamente regular

nossos níveis de açúcar e colesterol, mas porque nos dá o verdadeiro equilíbrio psicológico, graças ao seu poder saciante.

Devemos isso ao alto conteúdo de carboidratos complexos ou à lenta absorção, que permite o controle dos níveis de açúcar no sangue e faz da aveia um alimento ideal para pessoas com diabetes.

Favorece o trânsito intestinal e ajuda a eliminar toxinas

Graças ao seu alto teor de fibras, a aveia promove o trânsito intestinal e elimina a constipação. Assim, descongestiona nosso corpo de toxinas e gorduras que nos levam a engordar e até adoecer.

Nutre o corpo e tecidos

Este cereal evita que os tecidos do nosso corpo se soltem quando perdem peso, graças à sua contribuição em minerais como ferro, sódio, zinco, potássio, ácido fólico, etc.

Previne o câncer

A aveia tem elementos como lignanas e fitoestrogênios, que contribuem para diminuir a probabilidade de desenvolver os cânceres que estão relacionados aos nossos hormônios, como o câncer de mama.

Mantém o nosso sistema cardiovascular ao ponto
Como dissemos, betaglucan é responsável por destruir ou devorar o excesso de colesterol contido em nossas artérias. Por esta razão, melhora o nosso sistema cardiovascular.

Como podemos incluí-lo em nossa dieta?

Acostumar-se a incluir este cereal em nossa dieta pode custar-lhe no início. Mas basta que adquiramos o hábito de nos animar, já que os resultados são magníficos e duradouros.

Devemos saber que a melhor aveia que podemos usar é aquela que é cultivada de maneira ecológica e que mantém a qualidade da integral.

Uma vez que estivemos pensando em incluir este produto em nossa dieta, também devemos evitar, como é óbvio, alimentos refinados, salsichas, frituras, etc. Além disso, combinar aveia com exercício físico ajudará a promover a queima de gordura com mais facilidade.

Consequências do abuso

Temos que estar cientes de que o abuso de aveia pode causar gases, inchaço ou diarréia. Além disso, cada porção contém cerca de 300-400 kcal. Todas essas perguntas devem nos encorajar a usá-lo com moderação.

Como é melhor tomá-lo: cru ou cozido?

Ambos crus e cozidos tem algumas propriedades magníficas que nos ajudarão a perder peso. No entanto, a verdade é que a farinha de aveia crua retém seus nutrientes em maior quantidade.

Isto é, quando cozinhar muitos minerais, fibras e enzimas são perdidas, ajudando nosso sistema digestivo e nosso corpo a eliminar toxinas. Além disso, a vitamina B, vitamina E e vários antioxidantes são perdidos.

Por outro lado, aveia cozida tem um gosto melhor e é mais fácil de digerir e até mesmo mastigar. Ou seja, que o cozimento amolece, o que nos ajudará a evitar gases e outros problemas quando se trata de incluí-lo.

No entanto, embora o sabor e a textura possam ser menores, a farinha de aveia crua ganha a batalha, já que podemos amolecê-la deixando-a de molho ou misturando-a com frutas e outros alimentos.

Que preparativos podemos fazer?

Sendo um cereal, é um alimento muito versátil na sua preparação. Por esse motivo, temos muitas alternativas para consumi-lo, basta ter imaginação.

Tenha em mente se você tiver tomado mais aveia durante o dia e regular o montante. Idealmente, cerca de duas colheres de sopa por dia para não exceder a ingestão calórica. Deixamos algumas ideias para que você possa incorporá-las no momento que mais desejar.

Água de aveia

Jejuar água quente de aveia em um estômago vazio é ideal para eliminar toxinas. É obtido de uma forma muito simples, deixando a aveia de molho durante a noite.

Aveia em seus pratos

Você pode polvilhar o cereal cru em suas saladas e suas refeições. Para isso, basta você triturá-lo ou passá-lo através de um moedor de café de forma a transformar o grão em pó ou lâminas.

Purê com aveia

Você pode passar alguns gramas de farinha de aveia através do liquidificador que acompanha seus legumes e purês. Desta forma, você enriquecerá seus pratos tanto em sabor como em nutrientes.

Batidas com aveia

Se você adicionar alguns flocos de aveia aos seus batidos, você não apenas facilitará a purificação, mas também acelerará o processo de perda de peso com um simples gesto. Nós damos-lhe algumas opções:

Banana, iogurte, aveia e mel batido

  • ¼ copo de farinha de aveia (25 g)
  • ½ iogurte natural com baixo teor de gordura
  • 1 banana
  • ½ xícara de leite desnatado (125 ml)
  • 2 colheres de chá de mel (50 g)
  • ¼ colher de chá de canela (2,2 g)

Batido de aveia e morangos

  • Primeiro, você precisa misturar esses ingredientes e deixá-los repousar por cerca de 5 horas:
  • 1 ½ colher de chá de sementes de chia (180 g)
  • 2 colheres de sopa de aveia (regula sua quantidade)
  • ¾ xícara de leite vegetal (180 ml)
  • ½ colher de chá de essência de amêndoa (2,5 g)
  • Após o tempo recomendado, prepare o shake com os seguintes ingredientes:
  • ½ xícara de leite vegetal (125 ml)
  • Um punhado de morangos congelados (podem ser blueberries, bagas de Goji e similares)
  • 1 colher de xarope de bordo (pode ser substituído por canela ou semente de linhaça) (25 g)
  • Você pode adicionar uma banana esmagada, se quiser. Misture com a preparação anterior e pronto para beber. É delicioso!
  • Iogurtes de aveia
  • 3 iogurtes naturais desnatados
  • ½ pote de queijo para barrar (125 g)
  • 10 nozes
  • 3 colheres de sopa de flocos de aveia (35 g)
  • 3 colheres de sopa de xarope de agave (75 g)
  • Hortelã fresca

Esta receita tem a vantagem de que você pode prepará-lo com antecedência. Bata os iogurtes com o queijo e a hortelã e deixe repousar. Pique as nozes e coloque-as na base.

Despeje a mistura anterior e polvilhe com os flocos de aveia. Você pode adoçar o iogurte com xarope de agave mais tarde.