Dicas
0

Como plantar samambaias, aprenda a maneira correta de cuidar

Essa planta típica, que é um esporófito, consiste em um bom caule, folha e raiz; produz alguns esporos; e suas células, dentre algumas samambaias sempre se propagam por proliferações de raízes e algumas, especialmente nos trópicos úmidos, se reproduzem por proliferações de algumas folhas.

As lindas plantas samambaias são de tempos atrás altamente versáteis, com formas de folhas misteriosas e intrincadas, criando uma aparência natural e informal de folhas verdes.

Melhor espécie para plantio

Primeiramente você tem que considerar o espaço disponível que deseja alcançar plantando essa planta.

Vale ressaltar que existem samambaias perenes que mantêm sua folhagem durante todo o frio do inverno e substituem as folhas velhas por novas durante o período da primavera, enquanto outras são decíduas, alguns galhos se quebram completamente após o frio do inverno antes de crescer novamente durante a primavera.

Procure sempre as mudas de samambaias perenes para o plantio durante o inverno e adicione forma e estrutura sólidas à sua borda.

No casso dessa planta decídua ainda pode ser usada para efeito sazonal, especialmente quando as folhas delas são jovens se desenrolam na primavera, geralmente em tons de verde ou vermelho mais brilhante.

Essas plantas geralmente ficam bem como uma peça central autônoma, talvez com outras plantas que amam a sombra por baixo, mas vale ressaltar essa informação que que o tronco crescerá apenas cerca de 3,0 cm (1,5 polegada) por doze meses, sempre procure um de um tamanho que se ajuste ao seu esquema de plantio se você quiser um impacto excelente em vez disso.

Outras espécies da planta de samambaias ficam melhores quando plantadas em grupos. Esse uso de números ímpares de cada variedade ajuda a manter sua aparência mais natural, verde e bonita.

Terra (Solo)

Saiba que essa planta gosta muito de ambiente com sombra. Dentre as variedades perenes prosperam em sol parcial ou sombra manchada, enquanto as samambaias decíduas tendem a ter algumas folhas mais macias e delicadas e são mais adequadas para um local mais sombreado.

Na maior parte do plantio dessa planta é muito fácil de cultivar e terá sucesso em qualquer solo uniformemente úmido, mas bem drenado, neutro até a mais alcalino.

As mudas decíduas que morrem de volta ao solo no inverno geralmente gostam de condições mais úmidas e mais abertas, enquanto as plantas samambaias em modo perenes preferem um ambiente um pouco mais seco.

Momento de cultivo

Cultivar essa planta em contêineres pode ser plantadas em qualquer época, desde que a terra não esteja congelada ou até mesmo encharcada e não esteja ventando muito.

Mas como dica, sempre o melhor momento para se cultivar é a primavera ou o início do outono. Durante o período do outono funciona excelente bem em áreas mais secas para que as raízes possam se estabelecer silenciosamente abaixo do solo durante o inverno e também da primavera, com isso sempre torna sua planta mais capaz de tolerar o clima quente e seco quando o verão chegar novamente próximo ano.

Aprenda a cultivar

Sempre olhe a eventual propagação de suas plantas antes de plantar. Geralmente recomendamos cultiva-las a uma distância pelo menos igual à eventual grande propagação.

Você deve cavar o buraco de plantio duas vezes mais largo que o recipiente da samambaia e na mesma profundidade.

Profundidade

Use uma colher para quebrar qualquer compactação do solo no fundo e ao redor do buraco de plantio.

Vale ressaltar que isso é importante principalmente em solos pesados, onde essa argila é propensa a manchar – você deve quebrar a camada brilhante para que as raízes possam entrar no solo ao redor com ainda mais facilidade.

No caso se você estiver cultivando em um solo leve, aperte suavemente o solo na base da cova de plantio para evitar que a planta afunde mais profundamente na cova de plantio do que você gostaria que ela fizesse um pouco mais tarde.

Tire as raízes do torrão

Se você estiver cultivando sua planta em contêiner, retire as raízes que possam estar crescendo nos orifícios de drenagem e retire as raízes que circulam ao redor do seu vaso ou balde.
Isso sempre ajudará as raízes a sair da forma circular que adotaram no vaso após a sua plantação.

Coloque sua planta no mesmo nível em que estava no vaso. Boa dica é utilizar uma vareta de bambu para verificar a profundidade de plantio pode ajudar. Evite colocar muito profundamente, principalmente para plantas formadoras de coroa.

Coloque bastante água quando o plantio estiver concluído, sempre regue as samambaias durante períodos prolongados de tempo seco do verão para evitar que o solo fique muito seco.

Procure colocar água diretamente nas raízes, não precisa colocar nas folhas ou na coroa, ainda mais para evitar que a folhagem apodreça.

Podagem

A poda das samambaias é muito simples – basta retirar as folhas velhas e mortas usando tesouras de podar no final do inverno ou início da primavera antes que o desenrolamento dos novos galhos comece.

Lembrando que após a poda, retire quaisquer detritos envolta de suas samambaias para estimular uma boa circulação de ar.