Dicas
0

Como plantar cheiro-verde em vasos? Aprenda o passo a passo

Aprenda como plantar e cuidar dessas plantas indispensáveis na culinária brasileira

A cebolinha e a salsa dão um sabor especial aos pratos, por isso não podem faltar na geladeira. Como nem todo mundo pode ir ao mercado diariamente para obter esses ingredientes frescos, a dica é cultivar a planta em casa. Aprenda o passo a passo de como plantar cheiro verde em vasos

O cheiro verde é o nome popular da união de cebolinha e salsinha, vendido em saquinhos no supermercado. Essa planta perene pode atingir até 20 cm de comprimento e se destaca como o principal cultivo das hortas em apartamento.
.
Passo a passo para plantar cheiro-verde em vasos

Veja, abaixo, o passo a passo de como plantar cheiro-verde em vasos na sua casa ou apartamento:

1 – A escolha do recipiente

O plantio pode ser feito em vaso de cerâmica ou vaso de plástico. Até mesmo garrafas de plástico podem ser adaptadas e se transformar em espaços para cultivar as ervas aromáticas. Um ponto importante é que o recipiente escolhido precisa ter um furo no fundo.

Caso você opte por usar garrafa PET, é muito importante cortar a embalagem ao meio e fazer dois furos no fundo. Esses orifícios servem para drenar a água.

Cano de PVC e pneu também são usados como local definitivo do plantio de cheiro verde.

2 – Faça as camadas de drenagem

Não importa qual é o tipo de vaso, você precisa fazer uma camada de drenagem, uma manta de drenagem, terra, planta e palha.

A camada de drenagem é o lugar onde fica o excesso de água das plantas. Nessa etapa, você pode usar argila expandida para obter os melhores resultados. Na falta desse material, as pedrinhas brita cumprem o papel de drenar a água, bem como as bandejas de isopor (quebre em pedaços para fazer a camada).

Uma manta de drenagem deve ser colocada sobre a camada de argila, pedrinhas ou isopor, com o objetivo de impedir que as raízes da planta encontrem a parte de umidade. Quem não tem manta pode recorrer às folhas de jornal ou a um pedaço de TNT.

3 – Prepare a terra

Depois de fazer as camadas de drenagem, você deve incluir no vaso uma terra nutritiva, capaz de fornecer todos os nutrientes que a planta precisa.

Enriqueça a terra de jardinagem com húmus de minhoca. Esse adubo é composto por nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio, cálcio, entre outras substâncias fundamentais para o crescimento do cheiro-verde.

Você mesmo pode preparar uma terra orgânica para plantar cebolinha e salsinha em casa. A combinação de terra argilosa, areia, esterco de galinha e bokashi (um tipo de adubo japonês) é muito utilizada. Além disso, vale a pena usar farinha de osso para reforçar a nutrição da planta.

Independente da mistura que você for fazer, é muito importante revolver bem a terra com uma pá antes do plantio, para que os componentes se misturem.

4 – Plantio

Compre cheiro-verde no supermercado. Depois, faça buracos na terra para colocar as raízes dessa planta. Se for preciso, corte um pouco as raízes, para que elas possam ficar na vertical e não na horizontal.

Faça a poda das folhas para com uma tesoura para usar na cozinha e use apenas as raízes para o plantio.

Outra forma de cultivo é comprar as sementes, plantar, aguardar a germinação e fazer o transplante para o vaso.

5 – Use palhas

Para cultivar cheiro-verde no vaso, é fundamental finalizar com uma camada de palha. Esse material vegetal mantém a umidade da terra, evita a evaporação dos nutrientes e protege contra pragas.

3 – Luz e clima

O cheiro verde precisa de luz solar direta pelo menos algumas horas por dia para crescer forte e saudável. Portanto, mantenha os vasinhos em um local com incidência de sol.

A temperatura ideal para o crescimento do cheiro-verde varia de 13°C a 24°C

4 – Regas

As regas podem ocorrer duas vezes ao dia: uma pela manhã e outra no final da tarde. Cuidado para não exagerar na quantidade de água, pois o cheiro-verde não gosta de solo encharcado.

5 – Renove a adubação

Misture a quantidade de uma mão de húmus de minhoca (ou esterco) com a porção de meia mão de farinha de osso e 1,5 litro de água. Dilua bem a solução e acrescente aproximadamente um copo na terra, antes de regar a planta, uma vez por semana. Não use essa mistura com esterco para regar o cheiro-verde, já que as folhas serão usadas na alimentação.

6 – Ação contra pragas

Por causa de algumas pragas, a cebolinha pode adoecer e não se desenvolver. Um truque para evitar esse tipo de problema é colocar uma naftalina na terra. Esse produto afasta cochonilha, formigas e pulgões da sua planta.

As folhas da planta ficam vulneráveis aos fungos. Para evitar esse problema, a dica é preparar uma solução com 6 ml de vinagre para cada 100 ml de água. Borrife essa mistura no cheiro verde periodicamente e as folhas ficarão sempre verdinhas.

7 – Colheita

Não fique com dó de colher cheiro-verde para usar na sua cozinha. Com a ajuda de uma tesoura, corte as folhas de fora e evite remover a parte do miolo. Podando pelas bordas, o crescimento da planta não será prejudicado.

O momento ideal da colheita depende das condições do cultivo. Em geral, as folhas do cheiro verde podem ser cortadas por inteiro após 75 dias de plantio.

O cheiro-verde pode ser cultivado com outras ervas aromáticas no vaso ou na jardineira, como é o caso do manjericão e do coentro. Ele não pode ser plantado no mesmo solo do tomilho e do orégano, por exemplo, pois as necessidades são diferentes.