DicasSaúde
0

Como plantar cebola em casa: passo a passo

As mudas desse nutritivo e saboroso tempero a cebola é bem fácil de plantar e cultivar e proporcionam uma série de benefícios através do plantio de companheiros, dando à sua flora e horta defesas orgânicas totalmente naturais contra pragas e outros efeitos mais prejudiciais.

Esse tempero contêm antioxidantes e compostos que combatem a inflamação, diminuem os triglicerídeos e reduzem os níveis de colesterol – todos os quais podem diminuir o risco de diversas doenças cardíacas.

Dentre suas potentes propriedades anti-inflamatórias também podem ajudar a reduzir a pressão alta e proteger também a coágulos sanguíneos.

Esse vegetal é fonte de chamados flavonóides e tiossulfinatos, esses compostos na cebola ajudam a reduzir o colesterol ruim em seu corpo e os tiossulfinatos são conhecidos por manter a consistência do sangue correta, bem como um sangue também mais fino.

De acordo com diversos estudos a composição química da cebola é tão forte que ajuda no aprimoramento imunológico e também possui propriedades anticancerígenas.

Rica em selênio esse vegetal ajuda na produção de vitamina E, que auxilia problemas problemas oculares. Saiba que até mesmo um colírio natural também contém extratos de suco de cebola.

A melhor época de plantio

Esse vegetal deve ser plantado em condições de clima frio. Se você vive em um clima frio, plante a muda assim que o solo for viável (quando o solo pode ser alisado), o que pode ser nos meses finais da primavera.

No caso de climas mais amenos, as cebolas podem ser plantadas até o outono, resistir a uma estação de crescimento de inverno e estar prontas para uma colheita no início da época da primavera.

Como cultivar

Cultivar sementes de cebola pode levar mais tempo, então germine suas sementes primeiro dentro de casa para iniciar o processo:

Para começar o preparo, encha uma balde ou vaso de plantio ou outro recipiente apropriado com solo úmido e cave sulcos de meia polegada de profundidade para suas mudas.

Agora cubra levemente com o solo e mantenha a temperatura quente, em torno de 25 a 30 graus de temperatura.

Para passar a sua planta para a horta, retirando do vaso ou balde, cave buracos com cerca de cinco centímetros de profundidade e quatro a cinco centímetros de distância para seus transplantes de cebola, em fileiras de 10 a 16 centímetros de distância.

Dentre algumas plantas que podem ser cultivadas ao lado estão o repolho, tomate, alho poró e cenoura são bons companheiros para sua colheita de seu vegetal. Mantenha plantas úteis por perto para trazer insetos benéficos e outras defesas orgânicas da planta.

No caso de fertilizantes coloque cobertura morta ou outra matéria orgânica entre as fileiras de cebola pode ajudar a sufocar as ervas daninhas e reter um pouco de umidade para o solo (diminuindo a quantidade de água da rega que você precisa fazer).

Cuidados

O cultivos das mudas de cebola são culturas simples que requerem pouca manutenção, fertilize as cebolas exigem um pouco de nitrogênio, então fertilizar com um fertilizante de nitrogênio ou composto a cada poucas semanas pode ajudar os bulbos a crescerem fortes e com saúde.

Terra solta significa um ambiente mais seco, o que é bom para o desenvolvimento de seu vegetal (e pode ajudar a prevenir larvas, que preferem solo úmido). Seu solo (ou canteiro) também deve ter boas capacidades de drenagem.

Para sua rega, molhe suas cebolas cerca de 2 cm de água por semana (e para cebolas mais doces, um pouco mais). Mas vale ressaltar que se você optar por colocar cobertura morta entre as fileiras de cebola, não precisará regar tanto.

A luz do sol é essencial para as cebolas devem receber sol pleno. Evite que as cebolas só fiquem na sombra, para garantir que recebam luz solar direta.

Verifique-os para pragas. Embora as cebolas sejam ótimas plantas companheiras para afastar pragas, elas ainda são suscetíveis às suas próprias.

Colheita

O melhor momento para retirar as cebolas maduras é no final do verão, antes que o clima esfrie (sabia que as cebolas podem crescer em condições mais frias, mas uma vez maduras, tendem a estragar).

Uma dica para isso é que os topos das cebolas ficarão em tons mais amarelos e cairão quando se aproximarem do fim de amadurecimento para a colheita.

Como colher

Para realizar a colheita procure por topos de cebola em tom marrom coroando suas cabeças através do solo – você pode puxá-los diretamente da terra.