A comida congelada é uma opção prática para quem busca otimizar o tempo na cozinha. Muitas pessoas preparam refeições antecipadamente e armazenam no congelador para facilitar a rotina. Mas será que esse processo afeta o valor nutricional dos alimentos?
A perda de nutrientes no congelamento depende do tipo de alimento e da forma como ele é armazenado. Segundo a nutricionista Andrea Ferrara, da Clínica Bottura, de São Paulo, as comidas mais afetadas pelo congelamento são aquelas ricas em vitaminas sensíveis à temperatura e ao tempo de armazenamento.
“Principalmente as com vitaminas C e do complexo B. Os alimentos mais afetados são frutas cítricas, brócolis, espinafre, pimentão, frutas ricas em água como melancia, abacaxi e pêssego, além de vegetais folhosos como alface, agrião e rúcula”, destaca Andrea.
A nutricionista também explica que alguns alimentos podem ter sua textura e sabor alterados pelo congelamento. “Leites, queijos cremosos e ovos podem sofrer alterações. No caso do leite e dos queijos, a gordura pode se separar do líquido. Já os ovos, podem ter a casca quebrada devido à expansão da água”, completa.