Hoje a dica que vamos te ensinar é sobre os ovos de galinha, os ovos são tão nutritivos que muitas vezes são chamados de “multivitamínicos da natureza”. Eles também contêm antioxidantes únicos e poderosos nutrientes cerebrais em que muitas pessoas são deficientes.
Aqui estão 6 razões pelas quais os ovos estão entre os alimentos mais saudáveis do planeta. Um ovo inteiro contém uma incrível variedade de nutrientes. De fato, os nutrientes de lá são suficientes para transformar uma única célula fertilizada em um filhote de frango inteiro.
Os ovos são carregados com vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vários outros nutrientes menos conhecidos.
Os ovos também contêm pequenas quantidades de quase todas as vitaminas e minerais exigidos pelo corpo humano, incluindo cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, vitamina E, ácido fólico e muito mais.
Um ovo grande contém 77 calorias, com 6 gramas de proteína de qualidade, 5 gramas de gordura e traços de carboidratos. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema, o branco contém apenas proteína.
A principal razão pela qual as pessoas foram avisadas sobre óvulos é que elas estão carregadas de colesterol. Um ovo grande contém 212 mg de colesterol, o que é muito comparado com a maioria dos outros alimentos.
No entanto, fontes dietéticas de colesterol têm um efeito mínimo sobre os níveis de colesterol no sangue.
Seu fígado realmente produz colesterol, todos os dias. A quantidade produzida depende de quanto você come. Se você recebe muito colesterol da comida, seu fígado produz menos. Se você não come colesterol, seu fígado produz mais.
A coisa é, muitos estudos mostram que os ovos realmente melhoram seu perfil de colesterol. Eles elevam o HDL (o colesterol “bom”) e tendem a mudar o colesterol LDL (o “ruim”) para um subtipo grande que não está tão fortemente associado a um risco aumentado de doença cardíaca.
Vários estudos examinaram como comer ovos afeta o risco de doença cardíaca e não encontraram associação entre os dois.
Um estudo descobriu que comer três ovos inteiros por dia reduziu a resistência à insulina, aumentou o HDL e aumentou o tamanho das partículas de LDL em pessoas com síndrome metabólica.
No entanto, alguns estudos mostram um risco aumentado de doença cardíaca em pessoas com diabetes. Isso ainda precisa de mais pesquisas e provavelmente não se aplica a uma dieta baixa em carboidratos, que pode, em muitos casos, reverter o diabetes tipo 2.
Os ovos contêm apenas vestígios de carboidratos, mas muita proteína e gordura, eles pontuam muito alto em uma escala chamada índice de saciedade, que é uma medida de quanto os alimentos contribuem para a saciedade.
Por esta razão, não é surpreendente ver estudos mostrando que comer ovos no café da manhã pode levar à perda de gordura.
Em um estudo, 30 mulheres com sobrepeso ou obesas consumiram um café da manhã com ovos ou bagels. Ambos os cafés da manhã tinham a mesma quantidade de calorias.
As mulheres do grupo de ovos se sentiram mais cheias e ingeriram menos calorias pelo resto do dia e pelas próximas 36 horas.
Em outro estudo que durou oito semanas, comer ovos no café da manhã levou a perda de peso significativa em comparação com a mesma quantidade de calorias dos bagels. O grupo dos ovos;