NotíciasSaúde

Com avanço da Covid-19, prefeitura do AM determina volta das máscaras

Decreto exige proteção em espaços fechados e controle de acesso a comunidades indígenas

A Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira (AM), uma das maiores cidades indígenas do Brasil, voltou a exigir o uso de máscaras em ambientes fechados. O novo decreto foi publicado na última sexta-feira (25) e é assinado pelo prefeito Anderson Luiz Brazão Góes, após recomendação da Defensoria Pública do Amazonas.

A decisão foi motivada pelo aumento dos casos de Covid-19 no município, localizado a cerca de 852 quilômetros de Manaus. Além da obrigatoriedade das máscaras, o decreto impõe restrições ao acesso às áreas indígenas: só poderão entrar pessoas que apresentem caderneta de vacinação atualizada ou teste negativo para a doença realizado nas últimas 48 horas.

A medida vale para todos os espaços fechados de uso coletivo, como repartições públicas, estabelecimentos comerciais, escolas, igrejas, transporte coletivo e quaisquer locais com circulação de pessoas.

De acordo com a Defensoria Pública, até a última terça-feira (22), São Gabriel da Cachoeira havia registrado 378 casos confirmados de Covid-19, entre 897 casos suspeitos. Em março, foram 87 casos positivos entre 197 suspeitas. Em comparação, no último mês de dezembro, apenas 14 casos haviam sido contabilizados.

O defensor público Marcelo Barbosa informou ainda que uma morte suspeita de Covid-19 está sob investigação.