O coco é uma fruta única e muito boa devido ao seu alto teor de gordura, mas não se espante é uma gordura muito boa, a maioria dessas gorduras ainda é composta por triglicerídeos de cadeia média (MCTs), que são absorvidos intactamente no intestino delgado e utilizados pelo organismo para produzir fonte de energia.
Fibras
Apenas uma xícara (80 gramas) de coco ralado fornece até 7 gramas de fibra, o que representa mais de 20% do DV.
E a maior parte dessa fibra é insolúvel, o que significa que não é digerida. Em vez disso, ele trabalha para mover os alimentos pelo sistema digestivo e ajuda a saúde intestinal.
Benefícios para a saúde da massa do coco seco
Saúde do coração
A massa de coco contém óleo de coco, que pode aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim). Melhorias nesses marcadores podem reduzir o risco de doença cardíaca.
Um estudo de 7 semanas observou que as pessoas que consumiram 200 gramas de mingau feito com leite de coco tiveram reduções significativas no colesterol LDL (ruim) e aumentos no colesterol HDL (bom) em comparação com aqueles que comeram mingau feito com leite de soja.
Emagrecer
Vários estudos sugerem que os MCTs contidos nessa fruta podem promover sentimentos de plenitude, com queima de calorias e queima de gordura, os quais podem apoiar o emagrecimento.
O alto teor de fibras da carne de coco pode aumentar a plenitude, o que pode ajudar a evitar excessos daquela fome de toda hora.
Saúde digestiva
Cocos são ricos em fibras, o que ajuda a aumentar as fezes e apóia a regularidade intestinal, mantendo o sistema digestivo saudável, elas podem ajudar seu corpo a absorver nutrientes solúveis em gordura, incluindo as vitaminas A, D, E e K.
E além de tudo isso, foi demonstrado que os MCTs na massa do coco fortalecem as bactérias intestinais, que podem proteger contra inflamações e condições como a síndrome metabólica.
Consumir óleo de coco pode reduzir o crescimento de leveduras nocivas, como Candida albicans, que podem causar infecções graves.
Outros benefícios
O coco pode estabilizar o açúcar no sangue, essa fruta pode diminuir o açúcar no sangue em jejum e alterar as bactérias intestinais para ajudar no controle do açúcar no sangue.
Te ajuda melhorar a imunidade, manganês e antioxidantes no coco podem ajudar a impulsionar seu sistema imunológico e reduzir a inflamação.
Os MCTs contido nessa fruta também podem ter propriedades antivirais, antifúngicas e supressoras de tumores.
Pode te beneficiar seu cérebro. Os MCTs no óleo de coco fornecem uma fonte alternativa de combustível para a glicose, o que pode ajudar pessoas com problemas de memória ou função cerebral, como aquelas com doença do Alzheimer.
Algumas desvantagens
Embora a massa de coco tenha vários benefícios, ela também pode ter desvantagens, o coco contém uma quantidade significativa de gordura saturada, o que é altamente controverso.
Em um grande estudo em mais de 115.000 adultos saudáveis constatou que a alta ingestão de gordura saturada estava associada a um risco aumentado de doença cardíaca.
Embora todos os efeitos da gordura saturada nas doenças cardíacas ainda sejam debatidos, estudos mostram que a substituição de gorduras saturadas por gorduras insaturadas pode diminuir o risco de doença cardíaca.
Alguns cientistas ainda argumentam que, embora os cocos não pareçam prejudicar a saúde do coração, a maioria das pessoas não come o suficiente para experimentar efeitos negativos – especialmente em uma dieta ocidental.
Essa fruta também pode ter efeitos positivos em seu coração, são necessárias mais pesquisas sobre a massa de coco e a saúde do coração a longo prazo.
Coco também é densa em calorias. Comer demais pode levar a um ganho de peso indesejado se você não restringir calorias em outro lugar.
Algumas pessoas podem reagir severamente ao coco. Ainda assim, algumas alergias ao coco são raras e nem sempre estão associadas a outras alergias a nozes.