CuriosidadesInternetMundoNotícias
0

Cobras de 2,5 metros brigam no quintal de casa na África do Sul; assista

Mambas-negras foram avistadas provavelmente brigando para chamar atenção de fêmea; segundo especialistas, espécie é uma das mais mortais do continente africano

Circula no Facebook um vídeo que mostra duas cobras mambas-negras enormes em uma luta feroz no quintal de uma casa na cidade de Queensburgh, na África do Sul. O registro foi publicado pelo salvador de cobras Nick Evans, e feito pelo morador da residência, que viu pela janela os dois répteis se atracando na última sexta-feira (30).

A mamba-negra (Dendroaspis polylepis) é uma espécie de cobra considerada extremamente venenosa, pertencente à família Elapidae. De acordo com John Dunbar, que não esteve no acontecimento, as cobras dessa espécie têm fama de ser as mais mortais da África.

Seu veneno atinge a conexão entre os nervos e músculos de suas presas, podendo paralisar e matar um ser humano em 20 minutos, segundo informou Dunbar ao portal Live Science.

De acordo com o relato de Evans, a dupla brigou por 15 minutos até a chegada de Duncan Slabbert, seu amigo que também resgata cobras, e permaneceu por quase 20, momento em que o vídeo foi feito. A cobra maior tinha 2,6 metros de comprimento e pesava 300 gramas, já a menor tinha 2,5 metros.

Na luta, a cobra de maior porte prendia o pescoço da menor por alguns segundos, o que foi feito por três vezes até que a cobra menor se rendesse, afastando-se. De acordo com Evans, após o conflito cessar, a dupla foi capturada e, depois, solta em área remota.

A razão da briga seria uma disputa por fêmea, já que o inverno é a temporada de acasalamento. O embate, na verdade, é conhecido “combate de entrançamento”, porque que os machos parecem que trançam seus corpos.

Segundo explicou Slabbert ao Live Science, as cobras podem não ser completamente imunes ao próprio veneno. Uma alta quantidade da substância tóxica pode matá-las. “É complicado, e provavelmente por que os machos evitam morder durante esses rituais de combate, já que força e resistência são uma medida mais apropriada para uma fêmea julgar seu sucesso”, comenta o especialista.