Levantamento da Proteste reconheceu o cartão de crédito Nubank como o com menor Custo Efetivo Total (CET) do Brasil. Veja os números.
Um levantamento realizado pela Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) revelou que o cartão de crédito Nubank Gold possui o menor Custo Efetivo Total (CET) entre 72 cartões de 17 instituições financeiras analisadas. Isso significa que, na prática, essa é a opção com o menor custo para o consumidor final.
O CET engloba todos os encargos, tributos, taxas e despesas relacionadas a um crédito. De acordo com a pesquisa, o Nubank apresentou um CET de 289,60% ao ano, enquanto o cartão com o maior CET registrou 836,29%.
Além do CET, a pesquisa da Proteste ressaltou a importância de verificar a anuidade do cartão, uma vez que algumas instituições isentam esse custo apenas no primeiro ano, como é o caso do Santander Dufry Platinum e do Banrisul Mastercard (Gold, Standard e Platinum).
Outro aspecto a ser considerado são as condições estabelecidas por algumas instituições para a isenção da anuidade, como a utilização mensal do cartão com um valor mínimo. Isso ocorre com o Mastercard Libre (do Banrisul), Bradesco NEO Platinum e Santander SX.
Segundo Rodrigo Alexandre, especialista da associação, caso o consumidor não atinja os gastos estabelecidos em determinado mês, será cobrada uma parcela mensal referente à anuidade do cartão.
Cartão de crédito Nubank tem custo menor, mas o que evitar?
No que diz respeito aos tipos de juros que podem comprometer as finanças de qualquer pessoa, a entidade reforça a importância de evitar o parcelamento de fatura, conforme explica o especialista da Proteste Rodrigo Alexandre. Ele alerta que alguns cartões, como o Next Visa Internacional, possuem juros de até 657,68% ao ano nessa modalidade, sendo desaconselhável seu uso. “Essa é uma maneira de o consumidor não entrar no rotativo. Porém, encontramos juros de até 657,68% ao ano, no cartão Next Visa internacional. Por isso, também não aconselhamos que se faça esse tipo de parcelamento”, sugere.
Além disso, existem outros dois tipos de juros que devem ser evitados: o parcelamento de compras, que pode chegar a 274,10% ao ano no Banrisul Mastercard básico, e o saque com cartão de crédito, que apresentou o maior CET neste estudo, atingindo 759,64% ao ano nos cartões Banrisul Gold, Standard e Classic.