Cientistas desenvolvem remédio que regenera os dentes
Já pensou não precisar colocar próteses nem mais consertar dentes quebrados?
Infelizmente, os dentes dos humanos só nascem duas vezes: quando somos bebês e desenvolvemos os dentes de leite e depois quando os de leite caem para nascerem os permanentes. Ao menos, era assim antes de surgir um remédio que regenera os dentes.
Na verdade, não é bem um remédio do tipo que você toma uma pílula e seus dentes crescem. Trata-se de uma nova descoberta feita pela equipe do cientista Dr. Katsu Takahashi, professor sênior da Universidade de Kyoto, no Japão.
Eles estavam estudando a possibilidade de modificar geneticamente ratos para terem menos dentes, alterando um único gene. Então, o Dr. Katsu pensou que, se é possível modificar um gene para que os ratos tenham menos dentes, o contrário também deve ser possível, ou seja, regenerar dentes permanentes danificados.
Em seus estudos, a equipe do Dr. Katsu já sabia que os ratos com os genes USAG-1 modificados tinham menos dentes. Então, eles queriam criar uma droga que pudesse neutralizar esta proteína USAG-1, estimulando o crescimento de novos dentes.
Os testes feitos em ratos mostraram resultado de crescimento de dentes em 2021. Mas, o próximo desafio será testar em humanos, e os testes estão previstos para começar em 2024.
O remédio que regenera os dentes funciona através de um anticorpo que atua no USAG-1, promovendo o crescimento dos dentes. Esta pode ser a melhor solução, no futuro, para pessoas com problemas de dentes permanentes que não se formaram por completo.
Esperamos que, dentro da próxima década, muitas pessoas com problemas de crescimento dos dentes possam se beneficiar dessa nova solução, sobretudo aqueles que sofrem com a malformação de dentes e que, atualmente, dependem de outros métodos odontológicos para terem um sorriso completo e uma boa saúde bucal.