Tecnologia e Ciência
0

Cientistas descobrem que cabelo grisalho é reversível

Em teoria, os fios que já estão brancos também podem voltar a ter cor

Cabelo grisalho é reversível! Já pensou voltar a ter cabelos naturais, da cor que eram antes dos seus ficarem grisalhos?

É o sonho de muita gente que não gosta dos fios brancos e nem tem paciência para ficar tonalizando a cada 15 dias ou uma vez ao mês.

Essa possibilidade existe, de acordo com a descoberta de pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos.

O próximo passo é desenvolver um tratamento para interromper o envelhecimento dos fios. Mas, o mais importante eles já sabem.

Parece que a causa dos cabelos grisalhos é a falta de células-tronco no fluxo do couro cabelo, e é isso que os pesquisadores querem fazer: estimular a ação dessas células. Se for assim, o cabelo grisalho é reversível mesmo.

O estudo foi publicado na Revista Nature, e a conclusão foi que, conforme o cabelo vai envelhecendo, essas células ficam presas no organismo, elas não sobem mais para o fio, fazendo com que ele perca a coloração natural.

Outra confirmação do estudo foi que as células-tronco são capazes de se converter em diferentes tipos de células, inclusive, se movimentando por diferentes compartimentos de crescimento dos fios.

Mas, enquanto a pessoa vai envelhecendo, essa capacidade das células de andar de um lado para outro vai diminuindo, levando ao cabelo grisalho.

Como parte de outro estudo, agora para desenvolver o tratamento, os pesquisadores conduziram alguns experimentos em células-tronco de melanócitos de camundongos e humanos. Os melanócitos são os principais controladores da pigmentação dos fios de cabelo.

Então, eles descobriram que, durante o crescimento dos cabelos, as células giram continuamente entre os compartimentos de cada fio em desenvolvimento. E é dentro desses compartimentos que estão os efeitos que fazem elas funcionarem dando cor aos fios.

Sendo assim, durante todo o processo de envelhecimento de um fio de cabelo, um número crescente de células-tronco de melanócitos fica presa em um compartimento específico e vão se acumulando ali.

Nesse caso, a solução pode ser estabelecer o fluxo contínuo de células, que vai sendo interrompido com o passar do tempo, para que elas sempre estejam circulando por dentro dos compartimentos por onde passavam na juventude.

Agora é esperar que eles desenvolvam um ou mais tratamentos e que as pessoas grisalhas voltem a ter seus cabelos da cor de antes, sem precisar pintar, e ganhando um visual rejuvenescido.