País transformou em pasto ou plantações uma área equivalente ao território da Dinamarca

País transformou em pasto ou plantações uma área equivalente ao território da Dinamarca
Um vídeo nas redes sociais viralizou nesta semana ao exibir a transformação de um deserto em área verde cultivável. A cena faz parte do que tem sido chamado de ‘a grande muralha verde’ da China, considerada um dos maiores projetos ambientais do mundo.
A imagem valeu até a “checagem” de Elon Musk. “Verdade”, escreveu o bilionário em um comentário sobre o vídeo.
A China desenvolveu um plano para combater a desertificação e converter solos estéreis em pastos e plantações em trechos dos desertos de Gobi e Taklamakan.
Desde 2012, o país tornou verde cerca de 4,3 milhões de hectares (cerca de 43 mil km²), uma área equivalente ao território da Dinamarca.
O cinturão verde é composto por árvores e arbustos, além de utilizar tecnologia baseada em energia solar para bloquear a base de areia.
Em novembro, o país completou o cinturão verde de bloqueio ao redor do deserto de Taklamakan, a maior do pais. A plantação cobre uma área de cerca de 3.000 km de largura.
O projeto faz parte do Programa Florestal dos Três Cinturões de Proteção do Norte da China, que teve início em 1978 e deve ser concluído em 2050.
🚨🇨🇳CHINA TURNS DESERT THE SIZE OF DENMARK GREEN—43,000 KM² RECLAIMED WITH MASSIVE ECOLOGICAL PUSH
— Mario Nawfal (@MarioNawfal) March 23, 2025
Part of China’s Great Green Wall project, the effort stabilizes soil, curbs desertification, boosts agriculture, and improves air quality.
This is one of the world’s largest… https://t.co/IvGFHrGH1o pic.twitter.com/JFLAMJcWiB