AcidenteNotícias
0

Catarinense e filha de 3 anos que iam passar Dia dos Pais juntos estavam em avião que caiu em SP

Rafael dos Santos foi para Cascavel buscar a filha Liz para passar o dia dos pais em SC

O catarinense Rafael Fernando dos Santos e a filha Liz Ibba dos Santos estavam no voo COO 2283, que saiu de Cascavel (PR) e tinha como destino a cidade de Guarulhos (SP). A aeronave em que eles estavam caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9) e não há sobreviventes.

Rafael tinha 41 anos e era natural de Florianópolis. Ele trabalhava como programador do Setor de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (SEDEM) no Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A filha, Liz, tinha 3 anos.

Familiares contam que Rafael possuía guarda compartilhada da filha, e foi buscá-la em Cascavel, onde ela morava com a mãe, para passarem juntos o Dia dos Pais neste final de semana em Santa Catarina. No entanto, o voo faria escala em São Paulo, para depois seguirem viagem a Florianópolis.

— A maior felicidade dele era quando ia buscar a filha. Era um pai exemplar. Amava aquela filha. Ele é um exemplo de pessoa, educadíssimo. Muito inteligente — conta a tia de Rafael, Mariangela Martins.

Mariangela relata também que ele tinha uma forte ligação com a família, e era muito próximo aos pais e irmãos.

Acidente aéreo deixou 61 vítimas

Rafael e Liz estavam a bordo do voo COO 2283, que caiu em Vinhedo (SP) na tarde desta sexta-feira (9). A queda do avião não deixou sobreviventes.

A companhia aérea Voepass confirmou a morte das 61 pessoas que estavam na aeronave, que fazia o trajeto de Cascavel (PR) até Guarulhos (PR). O avião caiu sobre o Residencial Recanto Florido, em uma área de jardim.

Apesar de ter caído sobre um condomínio, não houveram vítimas em solo. O fogo provocado pela queda foi controlado pelas equipes de socorro, e um posto de comando estava sendo montado no local para os trabalhos dos órgãos de segurança, que devem se estender nos próximos dias.

Os governadores do Paraná e de São Paulo deixaram o encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) para se dirigir até o local e prestar apoio às famílias da vítimas. Uma estrutura para receber os familiares deve ser montada na cidade. O governo de São Paulo afirmou que está enviando reforços ao local.

“A Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), a Polícia Civil e Militar estão mobilizadas no resgate das vítimas. Equipes do Instituto Médico Legal (IML) e os responsáveis pelo recolhimento de corpos também foram encaminhadas para reforço nos trabalhos”, disse o governo de SP.

O voo decolou de Cascavel (PR) às 11h58 e tinha como destino a cidade de Guarulhos (SP). Trata-se de um avião turboélice de passageiros, modelo ATR-72.

O presidente Lula (PT) lamentou a queda do avião durante um evento em Itajaí. Ele pediu um minuto de silêncio aos participantes.

Esse é o maior acidente aéreo da história do país em 17 anos, desde a tragédia com a aeronave da TAM em 17 de julho de 2007, que deixou 199 mortos.

MPSC decreta luto oficial por morte de servidor

Em nota divulgada na noite desta sexta (9), o procurador-geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, decretou luto oficial de três dias em respeito à morte do servidor Rafael Fernando dos Santos, 41 anos, da sua filha Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, e de mais 59 vítimas que estavam no avião que caiu em Vinhedo.

“Lamentamos profundamente a morte do nosso servidor Rafael, de sua filha Liz de 3 anos e de todas as vítimas. Rafael era um profissional dedicado e elogiado por todos os colegas. O momento é de profunda dor e comoção. Expressamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos”, diz o procurador.

Leia a nota na íntegra:

“O Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, decretou luto oficial de três dias em respeito à morte do servidor Rafael Fernando dos Santos, 41 anos, da sua filha Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, e de mais 59 vítimas que estavam no avião que caiu em Vinhedo, nesta sexta-feira (09/08). A aeronave saiu de Cascavel (PR) às 11h58 com destino a Guarulhos (SP). Sessenta e uma pessoas morreram.

O servidor Rafael iniciou sua trajetória no Ministério Público de Santa Catarina em 2009, como Programador de Computador. Desde então fazia parte da equipe da Gerência de Sistemas de Informação, da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (COTEC). Recebeu diversos elogios por seu desempenho e comprometimento, sendo considerado rápido, eficiente e com alto grau técnico. Informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas posteriormente.

“Lamentamos profundamente a morte do nosso servidor Rafael, de sua filha Liz de 3 anos e de todas as vítimas. Rafael era um profissional dedicado e elogiado por todos os colegas. O momento é de profunda dor e comoção. Expressamos nossa solidariedade a todos os familiares e amigos”, comentou o PGJ.

A Secretária-Geral do MPSC, Promotora de Justiça Claudine Vidal de Negreiros da Silva, também lamentou profundamente o falecimento do nosso servidor e da sua filha. “Neste momento de dor e consternação, a SGMP expressa os pêsames e a solidariedade aos amigos, colegas de trabalho e à família.”

A Secretária do 44º Concurso de Ingresso na Carreira do MPSC, Promotora de Justiça Luciana Cardoso Pilati Polli, comentou: “Extremamente competente e comprometido com a excelência no serviço público, o Rafael nos auxiliou em diversos Concursos Públicos de Ingresso na Carreira do MPSC. Posso testemunhar toda a dedicação, a presteza e a excelência do trabalho fundamental realizado por ele, inclusive no 44º Concurso de Ingresso na Carreira, ainda em andamento”, lembrou.

O Coordenador de Tecnologia da Informação (COTEC), Orlando da Silva Baptista, falou com pesar do falecimento do servidor. “O Rafa era uma pessoa muito querida por absolutamente todos. Além de um profissional dedicado, era um amigo de todas as horas e um pai muito dedicado. Estamos arrasados”.

Informações sobre o velório e sepultamento serão repassadas em momento oportuno.

Nossos sinceros sentimentos aos familiares, colegas e amigos de todas as vítimas.

Nota da companhia aérea

“A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283 – avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR às 11h46 com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 57 passageiros e 4 tripulantes.
A companhia lamenta informar que todas as 61 pessoas a bordo do voo 2283 faleceram no local.

Neste momento, a VOEPASS Linhas Aéreas prioriza prestar irrestrita assistência às famílias das vítimas e colabora efetivamente com as autoridades para apuração das causas do acidente.
Informações para familiares, colaboradores e interessados também podem ser obtidas por meio do telefone 0800 9419712, disponível 24h.

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.“