- Todas aquelas pessoas com mais de 60 anos que não tem comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos, podem solicitar o documento;
- A carteira do idoso garante vantagens como vagas preferenciais, meia-entrada em eventos e atendimento prioritário;
- Assim que o cidadão estiver com ela em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente nas compras.
A concessão de novos recursos para facilitar a vida dos aposentados destaca a importância da carteira do idoso. Emitida pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH), essa ferramenta está disponível para cidadãos brasileiros com mais de 60 anos, oferecendo diversos benefícios, independentemente de serem segurados do INSS.
A carteira do idoso garante vantagens como vagas preferenciais, meia-entrada em eventos e atendimento prioritário. No entanto, um dos benefícios mais valorizados é o direito a passagens interestaduais gratuitas de ônibus, proporcionando mobilidade sem custos adicionais para esse público.
O funcionamento da carteira do idoso é bem simples e intuitivo. Assim que o cidadão estiver com ela em mãos, basta apresentá-la em plataformas online ou presencialmente na compra de ingressos ou passagens de ônibus, entre outros estabelecimentos para usufruir das vantagens garantida por ela.
Destacando que, na circunstância das passagens de ônibus interestaduais gratuitas, caso todas as vagas já tiverem sido ocupadas, o idoso poderá receber um desconto de 50% no valor da passagem.