Veículo possui apenas três rodas e pode rodar até 64 km apenas com energia solar
Veículo possui apenas três rodas e pode rodar até 64 km apenas com energia solar
Aptera Motros apresentou o primeiro carro movido a energia solar da história. A startup, localizada na Califórnia, divulgou a novidade na maior feira de tecnologia do mundo, a Consumer Electronics Show (CES).
Com capacidade para duas pessoas, o veículo elétrico pode rodar até 64 km, com uma autonomia total de 643 km, e é feito com fibra de carbono e vidro, possuindo apenas três rodas. Ele oferece painéis fotovoltaicos que estão distribuídos em sua carroceria, assim faz com que o carro consiga se auto-carregar.
A Aptera divulgou que o consumo de 6,2 kWh/100 km é fruto do coeficiente aerodinâmico (Cx) de apenas 0,13, em carros padrões esse número costuma variar entre 0,20 a 0,30. A startup afirmou que nenhum outro veículo de passeio em produção da atualidade possui um número baixo como o deles. O formato de gota contribui com o Cx baixo, fazendo com que o transporte rompa a resistência do ar com mais facilidade.
A startup informou que 48 mil unidades já foram reservadas, com preços na casa de 40 mil dólares (cerca de R$ 242 mil na cotação atual). A concessionária garantiu que a produção e a distribuição dos veículos comecem em 2025.