Caos na Av. Brasil: Homem morre e 5 são baleados em fogo cruzado
Passageiros dos veículos que transitavam na região buscaram proteção nas muretas divisórias
A manhã desta quinta-feira (24) foi de terror na Avenida Brasil, Rio de Janeiro, durante uma operação da Polícia Militar no Complexo de Israel, Zona Norte da cidade. Para impedir a chegada dos agentes, criminosos atearam fogo em carros e barricadas e atiraram com armas de fogo. Como resultado, um civil morreu baleado na cabeça, e outros cinco ficaram feridos.
Para evitar serem atingidos por balas perdidas, diversos passageiros de ônibus e carros deitaram-se no chão, alguns deles se abrigando ao lado das muretas divisórias. A Avenida Brasil acabou sendo interditada, gerando como reflexo longos congestionamentos em diversas partes do Rio. Foram afetadas a Rodovia Washington Luís (BR-040), a Dutra (BR-116) e até mesmo a Ponte Rio-Niterói.
A vítima fatal foi identificada como Paulo Roberto de Souza, de 60 anos. Segundo seu amigo, Júlio Santos da Costa, Paulo estava trabalhando como motorista de aplicativo quando foi atingido por um disparo de arma de fogo. Seu amigo, Júlio Santos da Costa, contou que Paulo foi socorrida pelo passageiro e chegou a ser levado para o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, mas já deu entrada na unidade hospitalar sem vida.
Além dele, também foram atingidos Geneilson Eustáquio Ribeiro, de 49 anos, que se encontra entubado em estado gravíssimo no mesmo hospital devido a uma perfuração no crânio; Alayde dos Santos Mendes, de 24 anos, atingida na coxa direita e em estado estável; um homem de 48 anos, atendido no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) e dois jovens de 27 anos, levados também para o HFB.
A operação policial mobilizada por tropas do 16º BPM (Olaria) visava deter responsáveis por roubos de carros e cargas, em comunidades de Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta, todas do Complexo de Israel.
– As tropas enfrentaram forte resistência dos criminosos e dificuldade de avanço no terreno por causa das valas que eles cavam. Há relatos de que criminosos, na tentativa de fugir, saíram atirando e por isso houve a necessidade de interrupção do fluxo da Avenida Brasil e dos ramais da Supervia – declarou a porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Moraes.
A Avenida Brasil foi reaberta às 8h30.