Notícias
0

Campeões de veneno: os 5 vegetais e frutas com mais agrotóxicos no Brasil

Anvisa indica que mais de um quarto dos vegetais vendidos no Brasil possuem agrotóxicos proibidos ou superiores ao limite

Dados recentes sobre a aplicação de agrotóxicos nos produtos vegetais comercializados no Brasil levantaram preocupação nos especialistas. Os resultados são do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Cerca de 25% dos alimentos de origem vegetal consumidos no país possuem resíduos de agrotóxicos acima do limite permitido ou de uso não autorizado. Segundo a Anvisa, a pesquisa revela erros nas práticas e a necessidade de melhorias no processo produtivo.

O estudo foi realizado em 2018, 2019 e 2022 e divulgado em conjunto após uma pausa durante a pandemia. Mais de 4,6 mil amostras de 14 alimentos de origem vegetal foram observadas e em 51% os resíduos estavam presentes.

Segundo o engenheiro agrônomo Victor Pereira, lvar ou descascar pode não ser suficiente para remover todos os resíduos em alguns casos. “Embora eles sejam importantes para diversas plantações, é preciso usar apenas os produtos seletivos, seguindo as recomendações da bula e do engenheiro agrônomo. Isso evita o impacto na fauna, já que eles podem ser fatais para insetos fundamentais para o ecossistema, incluindo abelhas polinizadoras”, diz o especialista.

Os 5 alimentos mais contaminados

Pimentão, goiaba, cenoura, tomate e laranja foram os campeões de contaminação por agrotóxicos no período analisado.

Pimentão: cerca de 80% das 326 amostras analisadas apresentaram resíduos de agrotóxicos de uso proibido. Outras 79 tinham defensivos acima do permitido.

Goiaba: 115 das 283 amostras analisadas continham produtos não autorizados (40% do total), enquanto 18 possuíam quantidades acima do permitido. O resultado deixa a goiaba no primeiro lugar entre as frutas mais contaminadas.

Cenoura: resíduos de agrotóxicos não autorizados foram encontrados em 39% das 353 amostras colhidas pela Anvisa.

Tomate: em 106 das 316 amostras de tomate usadas no estudo havia resíduos de agrotóxicos não autorizados para a cultura. Outras oito tinham quantidades de produto acima do permitido.

Laranja: O quinto lugar entre os alimentos vegetais mais contaminados é ocupado pela laranja, mais uma fruta. Quarenta e oito das 382 amostras, 48 (10,9%) coletadas tinha agrotóxicos não autorizados e 5 apresentaram resíduos acima do permitido.