Uma campanha realizada pela Prefeitura do município de Quaraí, no Rio Grande do Sul, gerou polêmica devido ao lema adotado. Em um outdoor ao lado do hospital da cidade o cartaz divulgando a campanha foi colocado. Além disso, a divulgação do cartaz também foi feita na página do Facebook da prefeitura. “Só tenha os filhos que puder criar” é a frase de efeito.
Além da frase principal, o banner diz: “Não tem condições emocionais, pessoais e econômicas?
Pense bem antes de ter filhos! #AEscolhaÉSua”.
Conforme informações do G1 local, a Secretária Municipal de Saúde informou que o objetivo da campanha era provocar a reflexão sobre o tema. Ela ainda destacou que a ideia de colocar isto em discussão é para que o ato de ter filhos seja pensado e responsável.
A campanha repercutiu bastante quando uma moradora da cidade publicou em sua rede social uma foto do outdoor com o banner. Em menos de dez dias o post alcançou 125 mil compartilhamentos e dois mil comentários.
Entre tantos comentários nos posts da campanha, uma quantidade considerável não é favorável. “Se todos tivessem acesso à educação e saúde de qualidade… A vida seria bem menos complicada. Quem é pobre não deve ter filhos?”, indagou um internauta.
A promotora da Infância e Juventude de Porto Alegre (RS), Cinara Vianna Dutra Braga, disse ser favorável à campanha lançada em Quaraí. Ela analisou que é uma boa forma de educação esta abordagem sobre o controle de natalidade.
A prefeitura da cidade garantiu que possibilita o diálogo com a população para o planejamento familiar. Eles afirmaram que sempre que é necessário encaminham as pacientes ao ginecologista para evitar gravidez indesejada.
O município declarou que as consultas são feitas no prazo de uma semana. Contaram também que todos os métodos contraceptivos necessários para evitar a gestação são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade.