Calor extremo pode afetar o funcionamento do celular
Você já parou para pensar como fica seu celular com o calorão?
Desde o dia 8 de novembro, o Brasil vive sua oitava onda de calor em 2023. Com as altas temperaturas, diversos cuidados devem ser tomados para evitar problemas de saúde. No entanto, você já parou para se perguntar sobre como fica seu celular com o calorão?
Pensando em responder essa questão, o Portal da RedeTV! conversou com Alexandre Nunes, professor do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Cruzeiro do Sul, que destaca que todo equipamento eletrônico aquece. “Tendo ou não um calor elevado o funcionamento dele já desprende calor”, comenta.
Para quem tem costume de deixar o celular dentro do carro ou na beira da praia durante esses dias de calor de 40 graus, o especialista alerta que a probabilidade de dar algum problema por superaquecimento é muito alta, chegando até a explodir.
“O aquecimento interno do celular normalmente ele troca de calor com o ambiente externo, então ele precisa sempre estar no ambiente um pouquinho mais frio do que ele. Agora, se o ambiente externo estiver muito quente e ainda sofrer radiação solar e aquecimento e esse calor for muito forte, sim esse celular pode vir aí até um problema grave, até uma explosão ou então um defeito”, ressalta.
Nesses dias de muito calorão, Alexandre comenta que algumas medidas podem amenizar os problemas causados pela alta temperatura. Confira:
O especialista ainda alerta para o cuidado com o tipo de carregador que você usa, pois equipamentos piratas causam aquecimento maior e em dias mais quentes isso pode aumentar os problemas.
Portanto, as ondas de calor é um período que geral muita atenção e segundo o Inmet, os dias de temperaturas elevadas devem seguir até sexta-feira (17).