A nova rodada de pagamentos do Vale gás deve começar ainda em fevereiro e irá beneficiar milhões de famílias em todo o país. Através do aplicativo Caixa Tem, o banco pretende enviar um valor mínimo de R$ 100 para cerca de 5 milhões de famílias que se enquadram nos critérios do programa.
A Caixa Econômica Federal vem utilizando o Caixa Tem para realizar a transferência de diversos benefícios sociais desde 2020. Entre eles, estão o Bolsa Família e o Vale gás, além de benefícios trabalhistas como o seguro-desemprego e o PIS (Programa de Integração Social).
Como funciona o Vale gás?
O Vale gás é um benefício pago a cada dois meses pelo governo federal aos cidadãos de baixa renda para ajudar a cobrir os custos do gás de cozinha. O valor concedido é baseado na média nacional do preço do botijão de gás de 13kg, de acordo com análise da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Assim, o valor do benefício, geralmente, não fica abaixo de R$ 100. Os pagamentos são realizados através do aplicativo Caixa Tem.
Quem tem direito ao Vale gás?
O VAle gás é concedido para um grupo selecionado de famílias. A estimativa é que pouco mais de 5 milhões de famílias tenham direito ao benefício. Os critérios para receber o Auxílio gás incluem: estar inscrito no Cadastro Único, ter renda familiar mensal de no máximo meio salário mínimo por pessoa e ter prioridade para quem recebe o Bolsa Família ou o BPC (Benefício de Prestação Continuada).
Calendário de pagamento do Vale gás
O calendário de pagamento do Auxílio gás segue o mesmo do Bolsa Família, com depósitos feitos de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social) do titular. Confira abaixo o calendário de pagamentos para fevereiro:
Vale lembrar que os beneficiários do Auxílio gás podem movimentar o valor pelo próprio aplicativo ou retirar o dinheiro presencialmente em qualquer agência da Caixa Econômica.