Brasil deve registrar primeira onda de frio de 2024: ‘Mudança brusca’
O Brasil deve registrar a primeira onda de frio do ano, já no próximo fim de semana, segundo previsão divulgada pelo instituto de meteorologia Climatempo
O que aconteceu
Mapa mostra temperaturas 5°C abaixo da média. A chegada de uma nova frente fria deve estabelecer a queda mais significativa de temperatura nos estados do centro-sul o Brasil.
Moradores de pelo menos dez estados deverão pegar os casacos. São eles: toda a região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) terá temperaturas abaixo da média e o fim de semana, marcado por geada. Esse ar polar também provocará frio em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e a tradicional friagem entre Acre e Rondônia.
Fio segue na semana que vem. O Climatempo aponta ainda para a continuidade do ar frio nos próximos dias. O feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, também deverá ter temperaturas mais baixas.
Inundações no Rio Grande do Sul
Estado enfrenta enchente que já dura mais de 15 dias. Os fortes temporais deixaram deixaram 151 mortos, mais de 100 desaparecidos e mais de 600 mil desalojados ou desabrigados. A vida pública está praticamente paralisada. Ao todo, mais de 2 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia diretamente.
Mais de 90% das cidades afetadas. Dos 497 municípios gaúchos, 458 sofreram alguma consequência dos temporais, segundo o último boletim da Defesa Civil.