NotíciasPolítica

Bolsonaro se pronuncia e diz que decisão tem motivações políticas

Primeira Turma do STF decidiu tornar o ex-presidente réu no processo de tentativa de golpe

Nesta quarta-feira (26), após a decisão da Primeira Turma do STF que tornou Jair Bolsonaro réu no inquérito sobre suposta tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente se pronunciou e disse que o processo contra ele tem motivação política.

Bolsonaro criticou a rapidez do julgamento e disse que há um esforço para tirá-lo das eleições de 2026.

– Estão com pressa. O processo contra mim avança 14 vezes mais rápido que o do Mensalão e dez vezes mais rápido que o de Lula na Lava Jato – escreveu.

O político conservador afirmou ainda que há um “julgamento com data, alvo e resultado definidos de antemão” e que o objetivo seria impedir sua candidatura.

– Se realmente acreditassem na democracia que dizem defender, me enfrentariam no voto, não no tapetão.

Bolsonaro também atacou o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, chamando-o de “completamente comprometido e suspeito”. Segundo ele, a decisão de torná-lo réu é uma forma de retirá-lo da disputa eleitoral.

O STF aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República por unanimidade. O placar foi de 5 a 0, com votos de Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

O líder da direita comparou sua situação ao que acontece em outros países.

– Juristas, diplomatas e lideranças políticas já reconhecem o padrão: é o mesmo roteiro que se viu na Nicarágua e na Venezuela.

A decisão do STF mantém Bolsonaro como réu, e ele pode enfrentar um processo que, segundo seus críticos, busca responsabilizá-lo por supostos atos contra a democracia.