A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal votou pela condenação do ex-presidente

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal votou pela condenação do ex-presidente
O ex-presidente Jair Bolsonaro afirma que o Brasil precisa de ajuda internacional para sair de um “problema de ditadura”. O jornal britânico Financial Times divulgou a entrevista com o político nesta terça-feira, 25.
“Temos um problema de ditadura, uma ditadura real”, disse Bolsonaro. “O Brasil não tem como sair dessa situação sozinho. Precisa de apoio internacional.”
Os ministros Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes, relator do caso, votaram pela condenação do ex-presidente.
Moraes afirma que a PGR apresentou “fatos criminosos, circunstâncias e qualificação dos acusados”. O magistrado argumenta que Bolsonaro liderava uma “organização criminosa estável”, que utilizava a “ação coordenada” como estratégia.
“Não é normal que um presidente que acabou de perder a eleição se reúna com o comandante do Exército e da Marinha e o ministro da Defesa para discutir uma minuta de golpe, com controle de entrada e saída de pessoas do Palácio da Alvorada”, disse Moraes.
PGR denuncia Bolsonaro e outras 33 pessoas por suposto golpe de Estado
A PGR denunciou Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas por um suposto plano de golpe de Estado depois das eleições de 2022. As acusações foram dividas em núcleos, e as oito pessoas atualmente julgadas integram parte do “núcleo 1”.
O órgão vincula o caso de Bolsonaro aos atos do 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas foram à Praça dos Três Poderes, em Brasília. Elas pediam esclarecimentos sobre o pleito que deu vitória ao atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.