A canela possui muitos antioxidantes que protegem seu corpo contra danos oxidativos causados pelos radicais livres, a canela é carregada com poderosos antioxidantes, como os polifenóis.
De fato, é tão poderoso que a canela pode ser usada como conservante natural de diversos alimentos, a boa canela é uma especiaria feita a partir da casca interna de árvores, cientificamente conhecida como Cinnamomum.
Este alimento tem sido usado como um ingrediente ao longo da nossa história, que remonta ao Egito Antigo. A canela costumava ser rara e ainda mais valiosa e era considerada um presente adequado para os reis.
Mas nos dias de hoje, a canela é bem mais barata, e disponível em todos os supermercados e encontrada como ingrediente em vários alimentos e diversas receitas.
Alguns cientistas acreditam que este composto é responsável pela maioria dos efeitos poderosos do canela na saúde e no nosso metabolismo.
A canela ainda ajuda o seu corpo a combater infecções e reparar danos nos tecidos, mas vale ressaltar que no entanto, e a inflamação pode se tornar um problema quando é crônica e direcionada contra os diversos tecidos do próprio corpo.
Os gravetos de canela pode ser muito útil nesse sentido. E alguns estudos mostram que esse tempero e seus antioxidantes têm propriedades anti-inflamatórias potentes.
Com o colesterol a canela tem sido associada a um risco reduzido de doenças cardíacas, que é a causa mais comum de morte prematura em todo o mundo.
Já em pessoas com diabetes do tipo 2, apenas 1 grama ou cerca de meia colher de chá de canela por dia demonstrou ter efeitos muito benéficos nos marcadores sanguíneos.
Ainda ajuda a reduzir os níveis do colesterol total, que é colesterol LDL “ruim” e triglicerídeos, enquanto o colesterol HDL “bom” permanece muito estável.
Cerca de cinco anos atrás, um grande estudo de revisão concluiu que uma dose de canela de apenas 120 mg por dia pode ter esses grandes efeitos. E ainda neste estudo, a canela também aumentou os níveis “bons” de colesterol HDL.
Quando juntamos, todos esses fatores podem se reduzir drasticamente o risco de doença cardíaca.
Vamos ainda te dizer alguns grandes benefícios
1 – Canela é carregada com antioxidantes
2 – Canela tem propriedades anti-inflamatórias
3 – Canela pode reduzir o risco de doença cardíaca
4 – Canela pode melhorar a sensibilidade à insulina hormonal
5 – Canela reduz os níveis de açúcar no sangue e tem um poderoso efeito anti-diabético
6 – Canela pode ter efeitos benéficos em doenças neurodegenerativas
7 – Canela pode proteger contra o câncer
8 – Canela ajuda a combater infecções bacterianas e fúngicas
Agora vamos a receita, este é um maravilhoso bolo universalmente apreciado que o torna ainda melhor e mais saudável.
O que precisa para a receita
– Uma colher (chá) de essência de baunilha.
– Três ovos;
– Duas colheres (sopa) de farelo de aveia
– Duas colheres (sopa) de farelo de trigo
– Cinco colheres (sopa) de leite desnatado
– Uma colher (sopa) de iogurte natural desnatado
– Uma colher (sopa) de leite em pó
– Uma colher (sopa) de canela em pó
– Duas colheres (sopa) de adoçante culinário, de preferencia em pó;
– Meia colher (sopa) de fermento em pó (Pó ROYAL)
Como fazer
– Em um vasilha, acrescente as duas colheres de farelo de aveia, e também as duas colheres de farelo de trigo.
– Agora coloque o leite desnato, o leite em pó, o iogurte e a uma colher de canela em pó.
– Mecha todos os ingredientes que estão na vasilha, agora acrescente as duas colheres de adoçante e a uma colher de (chá) de baunilha.
Quando perceber que a sua massa esteja com aspecto a todos os ingredientes bem misturados, acrescente o fermento em pó, e mecha por mais uns três minutos.
Procure usar uma forma antiaderente, agora acrescente a massa. Leve ao forno médio (180 graus) por cerca de 35 minutos, sempre olhando por cima o aspecto.
Agora sim esta pronta a receita! Está quentinha e ótima para consumir no café da manhã ou tarde.