NotíciasSaúde
0

Beber água traz benefícios, mas em exagero pode criar sérios problemas; entenda

Beber ajuda a hidratar, mas “intoxicação por água” pode até matar

Quantos litros de água uma pessoa deve beber por dia? Que benefícios a ingestão de água traz? De acordo com a maioria das recomendações médicas, dois litros de água por dia são indicados. E os benefícios vão desde o aumento de energia e aparência melhor até melhoria da memória e da saúde mental. No entanto, beber água em excesso pode causar problemas.

Segundo o nefrologista Joel Topf, professor da Oakland University em Michigan, nos EUA, o consumo de água e de outros líquidos regula a temperatura corporal, desintoxica o corpo, ajuda a absorver nutrientes de outros alimentos, hidrata a pele e evita o surgimento de acne, combate a retenção de líquido, ajuda a prevenir o aparecimento de pedras nos rins e outras doenças renais, melhora a circulação sanguínea e a digestão. O professor explica ainda que, para hidratar, café, chá e leite também podem ser consumidos.

Mas, de acordo com Topf exagerar e tomar muita água pode causar sérios problemas. Se uma pessoa bebe mais do que os rins são capazes de excretar, ela pode ter mal-estar e, em casos mais extremos, ter “intoxicação por água”, que pode levar a inchaço do cérebro, convulsões, coma e até morte. Em 2017, uma mulher de 28 anos morreu de “intoxicação por água” após beber quase dois galões de água durante três horas enquanto participava de um concurso que desafiava as pessoas a beber água e urinar o menos possível.