Cada vez mais usado entre os brasileiros, o PIX já se tornou o formato de pagamentos mais usado em todo o país. Por meio dele os cidadãos podem realizar pagamentos e transferências instantâneas que permitem uma maior praticidade no dia a dia. No entanto, a popularização do PIX tem levado a uma importante mudança no uso de outros meios de pagamento.
Ao longo do último ano, o uso de cartão de débito pelos brasileiros tem sido substituído gradualmente pelo PIX. A escolha dos consumidores tem levado a uma mudança também entre as instituições que estão adaptando as possibilidades de pagamento disponíveis.
Nesta semana, o WhatsApp, aplicativo de mensagens que se destaca como um dos mais usados do Brasil, anunciou que deixará de aceitar pagamentos usando o cartão de crédito em breve. De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida será tomada como forma de se adaptar ao uso do PIX que já tem sido realizado pelos usuários da rede social de mensagens.
Entenda como funcionarão os pagamentos no WhatsApp:
- Atualmente, os usuários da rede social podem realizar pagamentos entre si;
- A função está disponível diretamente no aplicativo de mensagens e permite a troca de recursos de forma simplificada;
- No entanto, a partir do dia 19 de dezembro deste ano, o pagamento entre pessoas utilizando o cartão de débito não ficará mais disponível;
Apesar disso, os outros modos de pagamento continuarão sendo aceitos pelo WhatsApp;
- Segundo o portal de notícias G1, a medida será tomada como forma de priorizar os pagamentos via PIX;
- A partir desta semana os usuários da rede social serão comunicados sobre a mudança.