Influenza e mais vírus respiratórios, como o HMPV, marcam presença mais forte entre as crianças chinesas e já cruzam a fronteira
Influenza e mais vírus respiratórios, como o HMPV, marcam presença mais forte entre as crianças chinesas e já cruzam a fronteira
A China enfrenta um novo desafio de saúde pública com o aumento das doenças respiratórias, incluindo casos de vírus como influenza, VSR (vírus sincicial respiratório) e HMPV, principalmente entre crianças. As informações são do site Mint.
Autoridades de controle de doenças da China relataram, em 27 de dezembro, um aumento significativo de patologias respiratórias na semana até 22 de dezembro. Entre os vírus identificados, o HMPV tem mostrado uma tendência ascendente entre os jovens com menos de 14 anos, especialmente nas províncias do norte.
Esse aumento é considerado uma consequência natural do inverno e da primavera, períodos típicos para o surgimento dessas infecções. No entanto, apesar do aumento, o total de casos esperados para este ano é menor que o do anterior, quando houve um pico similar em novembro de 2023, após o levantamento das restrições de Covid-19.
O HMPV, membro da família Pneumoviridae, pode causar doenças respiratórias graves, como bronquite e pneumonia, e é particularmente perigoso para crianças, idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. Os sintomas incluem tosse, febre, nariz bloqueado e falta de ar, segundo especialistas em saúde.
A preocupação aumentou após a divulgação de um vídeo nas redes sociais na Índia, mostrando um hospital chinês superlotado com pessoas usando máscaras, embora não exista terapia antiviral específica para o HMPV, diferentemente do Covid-19.
Em resposta, o Ministério da Saúde da Índia convocou uma reunião com especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências médicas. O HMPV já circula na Índia e globalmente, segundo a pasta, que acrescentou que as medidas preventivas, como o aumento dos testes para o vírus, serão intensificadas.
Globalmente, a OMS ainda não comentou especificamente sobre a situação na China ou o vírus em si. Enquanto isso, na Indonésia, as autoridades de saúde recomendaram medidas preventivas, como o uso de máscaras, mesmo sem relatos de casos de HMPV no país.
No Reino Unido, um relatório de vigilância nacional da gripe e Covid-19 de 3 de janeiro apontou um leve aumento nos casos de HMPV, para 4,5%, durante a semana de 23 a 29 de dezembro. Isso sinaliza que o problema não está restrito à China.