Apresentadora demitida da Globo diz que perdeu espaço por ser ‘bonita demais’
“Tinham que inserir menina mais cheinha”, disse Janaína Xavier em declaração polêmica
Após 23 anos integrando o Grupo Globo, a jornalista Janaína Xavier declarou que sentiu ter perdido espaço na televisão por ser “muito bonita”. A ex-apresentadora do SportTV foi demitida em 2022 e atribuiu a busca do canal por “outros padrões de beleza” como um dos motivos.
Em entrevista ao podcast “Benja Me Mucho”, Janaína contou que seu afastamento começou ao engravidar da segunda filha em meio à pandemia da Covid-19. Na ocasião, ela trabalhava de casa, com entradas online no Sportv News.
A ex-apresentadora do canal também revelou que, ao fim de sua licença maternidade, teve contato com um dos diretores e ele admitiu que haviam contratado uma nova pessoa para seu lugar, imaginando que ela não voltaria ao programa. Contudo, o que gerou polêmica foi sua fala sobre as dificuldades das mulheres na televisão.
“Durante muito tempo tinha aquela coisa de que a mulher, se ela fosse bela e tal, teria uma certa vantagem para entrar na televisão e também no jornalismo. Mas eu peguei o oposto disso na reta final (no SporTV). Teve um certo momento que eu estava me sentindo tratada como ‘você é muito bonita para estar aqui’. E tinha coisas de ter que inserir a menina mais cheinha. Não estou dizendo aqui que a mais cheinha é mais bonita, estou falando na visão deles. Eles queriam outros padrões de beleza no ar”, pontuou.
A jornalista também defendeu a meritocracia e explicou sua visão: “A bonita não servia mais, a bonita loira, a loira de olho claro, não servia mais. Agora queriam trazer perfis diferentes de mulher. Inclusive a mulher preta, que é uma questão importante, um olhar que acho até que viraram tarde. Mas pra trazer um, eles excluem o outro, você entende, né?.”
Por sim, Janaína completou dizendo que a ‘pró-diversidade’ fez com que eles não olhassem mais para os méritos profissionais. “Antes disso vem: ela é mulher, ele é homem; vou na mulher. Ela é preta, ela é branca: vamos na preta. Ela é cheinha, fora dos padrões; ela está muito bonitona, ‘piruinha’, vamos na outra. Entendeu?”, finalizou.