O arroz branco quando integral é um alimento super versátil, sempre combina bem com quase todos os temperos e pode ser consumido tanto por pessoas que gostam de vegetais quanto por amantes de carne da carne suína e bovina.
Este feito é dado porque é cheio de vitaminas e nutrientes, não é de admirar que as pessoas usem água de arroz para fortalecer e o crescimento do cabelo – foi demonstrado que resulta em fios mais cheios e grossos.
Mas e para as plantas serve?
Usar ou reutilizar a água sempre que possível nunca é uma má ideia para as plantas, até mesmo pela economia na conta de água do mês e ainda porque as mudanças climáticas e o aumento da população no mundo estão afetando nosso acesso à água potável.
A água do arroz contém um ótimo fertilizante suave e promove bactérias benéficas nas raízes das plantas, mas então podemos dizer que é verdade que usar água de arroz para as plantas é uma boa ideia?
Por outro lado alguns estudos mostraram que enxaguar o arroz pode extrair nutrientes do arroz para nossa saúde.
Terra
Os chamados nitratos da água do arroz aumentam a acidez, o que significa que pode ser tóxico para algumas plantas, mas benéfico para outras.
Se você comprou terra para vasos padrão, provavelmente tem um pH padrão sempre, mas vale ressaltar que se você comprou solo especial, esse mesmo pH pode ser mais ácido ou mais alcalino.
Saiba ainda que essa água não é apenas rica em nitrogênio; também contém proteínas, potássio, fósforo, ferro e zinco, quando usado em plantas de pimentas – uma planta que cresce melhor em solo levemente ácido – a água do arroz produziu folhas maiores com pimentas maiores após cerca de 4 semanas.
Existem vários e diferentes tipos de arroz por isso podem ter diferentes níveis de amido, por isso pode ser complicado medir o que será adequado para você e suas plantas.
As suculentas e cactos tendem a se sair melhor quando borrifados com ela, em vez de diretamente regados, ou seja você pode usá-la em todas as plantas.
Mas claro né não exagere, até mesmo por ser semelhante ao fertilizante regular, muito do material pode ser não agradável a planta. Esse mesmo amido promove o crescimento de bactérias e, embora a maioria das bactérias seja boa para a terra, algumas podem eventualmente prejudicar suas raízes. Com isso você pode usar água de arroz não mais do que uma vez a cada trinta dias.
Vale ressaltar que esses fertilizantes naturais são diferentes dos comprados em lojas, esses mesmo apenas um dos muitos nutrientes de que nossas plantas precisam. No caso desse mesmo comprados em lojas geralmente têm muitos nutrientes e também devem ser usados ocasionalmente conforme a recomendação do fabricante.
Então essa dica é importante para aqueles cujas plantas estão murchando, você sabe o que fazer: não pegue apenas aquele saco de fertilizante, pegue também aquela panela que está se lavando o arroz.
Os conhecidos e muita das vezes temidos carboidratos também são chamados de açúcares complexos. No solo as bactérias adoram esses açúcares e florescem em um ambiente onde a comida é abundante, e para que essas raízes se desenvolvam firmes e fortes, as bactérias da terra ajudam a decompor a matéria orgânica.
Aprenda a usar
Saiba que existem muitas maneiras de se regar a água de arroz às suas plantas.
Uma das maneiras a se fazer e é borrifar com uma garrafinha spray sobre as folhas, as suculentas podem ser regadas com água de arroz enquanto também recebem nutrientes essenciais simultaneamente.
No caso disso a maioria das suculentas prefere a terra mais seca e aerada, então a água do arroz precisa ser diluída para que possa ser pulverizada nas folhas.
Essa planta realmente precisam apenas de uma pequena quantidade de água e nutrientes a qualquer momento.
O melhor jeito de se garantir que você dê às suculentas as vantagens dessa água sem regá-las em excesso e gerar problemas com a terra encharcada é borrifá-las.
O melhor período sempre melhor pulverizar as plantas no início da manhã ou tarde da noite para ajudar na absorção de umidade e nutrientes pelas suas plantas.
Com muito calor, o líquido também é impedido de secar excessivamente rapidamente pelo calor da luz solar.
Uma outra dica que se pode usar e beneficiar as plantas, é irrigá-las de baixo para cima.
Mas como faço isso? você pode regar do fundo pode garantir que a terra esteja adequadamente úmida sem regar demais o arroz.
Com isso toda a massa das raízes da planta terá acesso aos nutrientes que essa água está fornecendo.