O sabor da pitaya é difícil de definir com alguns dizendo que é uma mistura doce de sabores suaves de kiwi, melancia, morango e até mesmo de pêra.
Outras pessoas o descrevem como apenas vagamente doce ou mesmo salgado, enfim, cada um fala uma coisa, mas dentre as boas condições de crescimento e o amadurecimento da fruta podem afetar o sabor, mas, no entanto, é visualmente impressionante e repleto de nutrientes, como a vitamina C, para que você não possa errar.
A também conhecida como fruta do dragão é uma fruta à base de cacto que tem muitos benefícios para a nossa saúde, como reduzir os riscos de um pico de açúcar no sangue, ajuda bastante na digestão, etc.
O fruto contém grandes quantidades de fibra que mantém os níveis de açúcar no sangue e evita picos entre as pessoas que sofrem de diabetes. Saiba que consumir em forma regular esta fruta pode ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e prevenir outras consequências médicas entre pessoas diabéticas.
Rica em vitamina C que aumenta a imunidade e ajuda você a se manter saudável. Consumir mais vitamina C significa que seu corpo é capaz de combater infecções mortais às quais você pode estar propenso.
Como cultivar pitaya
A pitaya vêm do México e da América Central e do Sul. Não surpreendentemente, a fruta gosta de condições quentes com invernos amenos e sem geadas. O fruto até pode tolerar a ocasional explosão.
A planta pode lidar com calor, seca, umidade e solos pobres, mas produzirão frutas mais saborosas com rega regular e solo forte e rico.
Para o seu plantio escolha um local ensolarado e, logo após, melhore o solo com composto, estrume e fertilizante orgânico certificado. Saiba que apenas uma dose de cal também é benéfica.
A terra precisa ser drenada livremente, pois essas plantas apodrecem facilmente se as raízes ficarem na água. Alguns solos mais argilosos não são ideais, mas se isso é tudo o que você tem, trate com gesso e plante em um monte elevado. As pitayas cresceram alegremente em um vaso grande.
Se deixado por conta própria, a também conhecida como fruta do dragão se torna uma bagunça esfarrapada, então um pouco de treinamento está em ordem.
Procure fazer o seu plantio contra uma estaca grossa ou algum outro suporte e amarre uma ou duas raízes principais ao suporte para estimular o crescimento vertical reto. Apare quaisquer outros brotos laterais.
Quando o pézinho de sua planta atingir a altura desejada, corte suas extremidades para incentivar novos brotos bem ramificados.
No caso de produtores comerciais geralmente eles usam uma roda de rosas e incentivam os galhos laterais a crescerem sobre a roda, facilitando a colheita de frutas.
Fertilização da pitaya
Sempre a cada três semanas aplique uma mistura de eco-aminogro como um spray foliar ou regue no solo ao redor da planta.
Você também a cada primavera reaplicar o calcário e reabastecer os as raízes de composto/esterco/fertilizante orgânico. Verifique essa estaca para garantir que a planta esteja devidamente apoiada à medida que cresce.
Vale ressaltar que quando bem estabelecido, o topo pode ficar bastante congestionado e grande. Agora você deve remover periodicamente alguns dos brotos mais longos para mantê-lo sob controle e permitir espaço para o desenvolvimento de novos brotos.
Lembrando que é importante porque as flores se formam nas extremidades do crescimento da nova estação, então a cada ano você precisa de um novo crescimento para obter mais frutas. Menos congestionamento tende a levar a frutas maiores também.
A colheita da pitaya
Esse fruto está pronto para colheita por aproximadamente um mês após a floração, mas isso pode variar de acordo com as condições locais. Vale ressaltar que a pitaya não continuarão a amadurecer depois de colhidas, então você precisa procurar outros sinais antes de colher.
Olhe primeiramente se a cor da fruta é brilhante e uniforme e as pequenas “asas” da fruta estão começando a murchar. Aperte levemente a fruta na mão e, se estiver madura, ela cederá um pouco.
Você deve escolher torcendo a fruta da planta ou corte com tesouras de podar. Saiba que a casca (pele) não é comestível, mas as sementes são como um kiwi.
No caso das frutas rachadas é pela rega excessiva/chuva quando a fruta está amadurecendo.
E quando falamos da podridão do caule/raiz – que é mais comum quando cultivada em solos mal drenados ou regiões com invernos frios e úmidos.
Sempre trabalhe para melhorar a drenagem do solo (o gesso pode ajudar) ou mude para uma panela com uma mistura de envasamento bem drenada.