As lindas flores do lírios da paz há muito são plantas domésticas populares por suas folhas verde-escuras brilhantes e lindas flores brancas muito chamativas, essas plantas podem viver uma década ou até mais mais com bons cuidados durante o dia a dia.
Por sua própria folhagem tem um valor altamente decorativo e, durante o período de floração, também cria um contraste particularmente bonito com as flores chamativas de cor branco-creme.
No lírio da paz pode-se detectar um cheiro aroma de baunilha que é emitido pelas flores com potência variável, dependendo da hora do dia.
Essas plantas toleram sim luz baixa e média, mas a preferencia sempre é que adoram luz forte do sol. Quanto mais sol sua planta receber, mais feliz ela ficará, mais rápido crescerá e mais dará flores durante o ano.
Boa parte dessa planta cresce cerca de até 40 cm de altura, embora algumas variedades possam chegar a um metro e oitenta de altura. O lírio da paz gosta de temperatura interna média, variando entre 25 a 35 graus, e essa também são plantas baratas que você encontrará em diversos lugares.
Cultivo
Essa planta precisa de terra bem drenada e para todos os fins, com isso também pode crescer apenas na água – nesse caso, a base da planta deve ficar acima da linha d’água.
Com este feito permite que as raízes cresçam na água, evitando que as folhas fiquem constantemente submersas, o que pode fazer com que elas podem apodrecer.
Essas flores gostam de ser um pouco presos à raiz, então você não precisa replantar com frequência – talvez a cada dois anos ou mais.
Mas no caso se você observar raízes começando a sair do fundo do vaso, provavelmente é hora de replantar a planta.
Quando replantar observe sempre de que o novo vaso, que felizmente pode ser alguns tamanhos maior, seja alto o suficiente para que as pontas das folhas salientes não fiquem na terra (e depois fiquem marrons no devido tempo).
Cuidados
Alguns lírios da paz podem ter pontas marrons, que são devidas a rega inconsistente, muita ou pouca água, baixa umidade ou fertilização excessiva, isso pode ser como a dor de estômago do mundo das plantas. Saiba que essas pontas marrons feias não estão prejudicando seu lírio da paz.
Então as pontas marrons não afetam a planta, e sim por mais a sua percepção da planta, você pode cortá-los se não gostar de sua aparência, mas não é realmente necessário e não afetará a saúde da planta.
Flor bonita
Esta planta para uma melhor floração, procure deixar luz brilhante e indireta (não luz solar direta). Não exagere em adubo e fertilizante, pois o lírio da paz não precisa de uma tonelada de fertilizante.
Como molhar a planta
Essa planta saiba que prefere e gosta de ficar levemente úmidos, então coloque seu dedo na terra para verificar antes de regar, porque você não quer que as raízes fiquem muito encharcadas. Você irá observar que alguns pedaços de sujeira grudarão no seu dedo, mas a terra não deve ficar encharcada.
Ou seja, sempre a frequência com que você precisa regar depende de algumas coisas, como a quantidade de sol que recebe, lembrando sempre que você pode regar diariamente se aplicar pequenas quantidades, mas se não quiser mexer com isso, compre um recipiente de auto irrigação com alguma jardinagem de sua cidade.
Clima e tempo
Saiba que essas plantas não são resistentes ao frio, mas os lírios da paz podem ser plantados ao ar livre em regiões mais quentes, mas lembrando que também temperaturas na casa dos 40 vão matar a planta.
Uma dica para a plantar é lhe dar o sol da manhã e a sombra da tarde. A mesma dica se aplica se você quiser colocar seu vaso de lírio da paz ao ar livre no verão – mas certifique-se de trazê-lo para dentro de casa quando as temperaturas caírem em ventos e muito frio durante a noite.
Cuidados com animais dentro de casa
Saiba que esse tipo de planta pode ser um perigo para animais de estimação, de acordo com a alguns estudos, eles também são venenosos para os humanos, se mastigados ou engolidos.
Então procure sempre manter crianças e animais longe dessas lindas plantas, que contêm cristais de oxalato de cálcio.
Que quando consumidos, essas planta pode causar desconforto gastrointestinal, salivação e dor na boca e na garganta.
Mas se já aconteceu e está pensando que seu filho pet ou bebê consumiu, mesmo que não tenha certeza – procure um pronto socorro rápido, ou veterinário o mais rápido possível. É sempre melhor prevenir do que remediar!