Dicas
0

Aprenda cultivar repolho: dicas excelentes para te ajudar no plantio

Podemos dizer que como a maioria das brássicas, as desse tipo são propensos a uma série de pragas e doenças. Uma prioridade fundamental é cobri-los com redes ou até mesmo um véu transparente e outras películas flutuantes, conhecidas coletivamente como coberturas de culturas, são colocadas sobre ou ao redor das plantas.

Acelerando seu crescimento e protegendo contra intempéries e pragas, eles geralmente são usados ​​sem aros de suporte.

Esses vegetais também devem ser colocados em um local diferente a cada ano para reduzir qualquer acúmulo de problemas.

Vale ressaltar que existem muitas variedades de repolho para escolher, prontas para serem colhidas em diferentes épocas e estações do ano.

Os repolhos vêm em vários formatos, desde pontiagudos até arredondados, alguns com cabeças soltas, outros apertados e densos. Eles podem ser de todos os tons de verde, bem como atraentes azuis metálicos, tons avermelhados e roxos profundos.

No seu plantio se você já teve problemas com raiz torta ou míldio em seu terreno, então variedades resistentes a doenças são opções úteis.

Sementes de plantio

Quando falamos das sementes de repolho estão amplamente disponíveis em centros de jardinagem e em fornecedores de sementes online.

Até mesmo nas plantas jovens também podem estar disponíveis na estação florida da primavera e no verão nas mesmas fontes.

Você ainda pode comprar plantas pode ser uma boa opção se você quiser cultivar apenas algumas couves, mas elas são mais caras que as sementes e a escolha de variedades será muito mais limitada.

Local de plantio

Os repolhos gostam de um local ensolarado e de terra firme, fértil e de boa drenagem. Tome cuidado para não cultivá-los na mesma posição em que cultivou essas plantas ou outras brássicas nos anos anteriores.

Então você deve preparar o seu local de cultivo, de preferência no outono anterior, adicionando dois baldes de composto de jardim por metro quadrado/jarda e deixe-o durante o frio e vento do inverno para consolidar.

Observe ainda que se a sua terra for muito ácida, aplique cal para aumentar o quão ácido ou alcalino é o solo e é expresso como um número entre 0 e 14.

Uma terra com pH 7 é neutro, um solo ácido tem um valor mais baixo e um solo alcalino tem um valor mais alto.

Podemos dizer que a maioria das plantas cresce melhor em terras que estão dentro de uma faixa específica de pH, por isso é útil saber o pH do seu solo.

Saiba ainda que antes de semear ou plantar, remova as ervas daninhas e certifique-se de que a terra esteja bem firme, arrastando os pés pela superfície. Em seguida, varra o nível da terra, criando uma textura fina e quebradiça.

Como semear o repolho

Esses vegetais são fáceis de cultivar a partir de sementes semeadas dentro ou fora de casa. Eles crescem melhor na terra, mas você também pode cultivá-los em recipientes grandes e profundos.

Geralmente são semeadas num “canteiro” separado e posteriormente transferidas para o local de cultivo final.

Até mesmo isso ocorre porque eles crescem muito lentamente e muitas vezes precisam de espaçamentos amplos, por isso ocupariam muito espaço durante a estação de crescimento principal.

Você ainda pode semear diretamente no local de cultivo final e, posteriormente, transplantar algumas plantas para novas fileiras, para criar o espaçamento necessário.

Mas cuidado, evite semear muitas sementes de uma só vez – semeie vários pequenos lotes durante a estação florida da primavera e o clima mais quente e chuvoso do verão para distribuir suas colheitas e evitar excessos.

Plantio dentro de casa

Saiba que você pode semear sementes dessa hortaliça em uma estufa ou em um parapeito de janela bem iluminado na primavera e no verão – verifique os pacotes de sementes para saber os horários, pois depende da variedade.

E sempre ao semear dentro de casa é uma boa maneira de começar os repolhos mais cedo ou de forma mais confiável, fora do alcance de lesmas e caracóis. Também pode reduzir os efeitos da raiz torta, se você tiver essa doença fúngica em sua terra.

Uma dica importante é semear sementes de repolho com cerca de três cm de profundidade, de preferência em bandejas modulares para reduzir a perturbação das raízes ao transplantar para fora. Eles devem germinar dentro de algumas semanas, mova as mudas de repolho para fora após cerca de cinco semanas.

Mas claro que se desenvolvam melhor na terra, você também pode plantá-los em recipientes grandes e profundos cheios de composto multiuso.

Ou seja escolha variedades compactas e plante-as de forma semelhante ao plantio na terra, com até três em um recepiente de cerca de 55 cm. Já quando falamos no caso das couves não são adequadas para o cultivo em sacos.