DicasSaúde
0

Aprenda a plantar morangos em casa

Olha sem dúvidas se você ainda nunca cultivou seus próprios morangos, prepare seu paladar gustativo para uma aventura, e sempre os morangos cultivados em casa superam seus equivalentes comprados em lojas, que geralmente são colhidos antes de estarem realmente prontos, quer sejam frescos ou até congelados, não há como negar que os morangos têm um efeito saudável para nossa saúde.

Uma porção de morangos contém cerca de 51,5 mg de vitamina C, a vitamina C é um conhecido estimulador da imunidade, bem como um poderoso antioxidante de ação rápida.

Saiba que os morangos totalmente maduros têm um maior teor de açúcar e um aroma mais rico, significando apenas uma coisa: mais sabor!

Os morangos mais saborosos crescem em pleno sol, sempre escolha um local ensolarado e protegido em solo fértil e de boa drenagem que seja idealmente ligeiramente ácido.

Você ainda pode melhorar o solo facilmente cavando bastante matéria orgânica antes de plantar – composto ou esterco bem podre é o ideal. Um bom fertilizante orgânico de uso geral dará um impulso extra às suas novas plantas.

Vale ressaltar também que sempre evite manchas sujeitas à geada se puder, para que as variedades de floração precoce não sejam danificadas e não as plante onde tomates, batatas ou crisântemos cresceram recentemente, porque essas plantas são suscetíveis à murcha de verticillium, que é uma praga que é facilmente transmitida para morangos.

A fruta também podem ser cultivados em recipientes, torres e até cestos suspensos, o que os torna uma fruta incrivelmente flexível!

Plantar

Os mais diversos potes ou pacotes de morangos estão disponíveis ao longo da estação de crescimento, enquanto as plantas de raiz nua são geralmente vendidas no final da temporada e novamente no início da primavera.

Primeiramente separe as plantas por cerca de 20 polegadas (50 cm) em cada direção, e agora usando uma linha de barbante como guia para fornecer linhas direitas e organizadas da plantação.

Quando a copa da planta, de onde emergem as folhas, deve ficar ao nível do solo. Isso é mais fácil com morangos em vasos, que podem ser plantados na mesma profundidade em que estavam em seus vasos de viveiro.

Para morangos de raiz, comece mergulhando as raízes em água por uma hora ou mais para reidratá-las.

Para continuar remova-os da água e, logo após, corte as raízes excessivamente longas e esparsas. Sem preocupação, isso não prejudicará a mudinha!

Cave um buraco grande o suficiente para acomodar as raízes. Segure a coroa no nível certo com uma mão e logo após, preencha o solo ao redor das raízes com a outra antes de firmar no lugar. Assim que terminar, regue completamente as plantas para acomodá-las ainda mais.

Os vermelhos morangos podem ser plantados em recipientes muito mais próximos uns dos outros, mas precisarão ser divididos e replantados após uma temporada para mantê-los saudáveis. Use também um solo de envasamento para todos os fins e certifique-se de que o recipiente tenha orifícios de drenagem no fundo.

O cultivo

Procure regar as plantas regularmente à medida que se estabelecem e durante os períodos de seca. Evite molhar as folhas ao regar, para reduzir o risco de doenças(molhe somente a terra).

A fruta cultivada em contêineres provavelmente precisarão de água com mais frequência, pois o solo para envasamento pode secar rapidamente em climas mais quentes.

Os saborosos morangos se esforçam muito para inchar seus frutos, portanto, aumente a fertilidade do solo antes que as plantas retomem o crescimento a cada primavera, aplicando cócegas em um fertilizante orgânico de uso geral para repor os nutrientes perdidos com o tempo.

Em recipientes precisarão ser alimentados uma vez por semana, a partir do momento em que florescerem. Também use um fertilizante líquido com alto teor de potássio, como uma ração de tomate comprada em uma loja ou uma ração de confrei caseiro, para este efeito.

Procure colocar uma camada de palha dentro e ao redor das plantas do início do verão, antes que os frutos se desenvolvam. Isso ajudará a mantê-los livres de manchas, ao mesmo tempo em que retarda o crescimento das ervas daninhas e a perda de umidade do solo.

Em sua muda no primeiro ano, corte todos os estolhos – brotos longos e finos como esses – para concentrar os esforços das plantas na produção de frutas. Com sua plantação nos próximos anos, você poderá usá-los para propagar novas plantas.

Vale ressaltar que os pássaros amam morangos, assim como nós, e podem dificultar o amadurecimento das safras se estiverem com fome.

E sempre a melhor maneira de manter sua colheita segura é cobrir as plantas com uma rede que exclua os pássaros, mas que ainda permita a passagem de insetos polinizadores.

Uma grande outra ameaça é uma onda de frio no início da estação, quando as primeiras flores correm o risco de danificar a geada. Procure ficar de olho na previsão do tempo e implante coberturas de fileiras quando as geadas ameaçarem durante a floração das plantas. E não esqueça, lembre-se de remover essas tampas durante o dia para permitir o acesso dos polinizadores.

Como colher

A melhor parte é a colheita, escolha seus morangos quando estiverem totalmente maduros. Se puder, escolha-os em uma tarde bem ensolarada, quando o sabor estará mais concentrado.

Você pode sim armazená-los na geladeira, mas isso tem o custo do sabor, então deixe-os em uma temperatura ambiente fria, se possível – afinal, não demorará muito para que eles sejam esmagados!