Oiê meus leitores que amo! Adriana. Confessa, quem não adora um belo pastel quentinho, hein? Pois é, eu sei, é quase irresistível! Mas que tal se eu te contar que é possível inovar nesse clássico e ainda dar um toque mais saudável? Sim, estou falando do Pastel de Forno Sem Trigo! Bateu a curiosidade? Então continua aqui comigo que vou te mostrar como fazer essa delícia super macia e fácil de preparar. Vem comigo!
Ingredientes Que Vão turbinar Seu Pastel
- Primeiro, vamos alinhar o nosso arsenal culinário. Anota aí:1 ovo (isso é padrão, certo?)
- 50ml de leite desnatado, pode ser vegetal (ou água, viu? Flexibilidade é tudo!)
- Colherzinha de sopa de azeite (não esqueça, é o segredo do sabor!)
- Sal? Sim, mas só um pouquinho, tá bom? A gosto.
- Agora vem o diferencial: 2 colheres de sopa de farinha de linhaça (já sentiu a vibe saudável?)
- A estrela da nossa história: 120g, ou seja, uma xícara de 240ml de farinha de arroz (um adeus clássico para a farinha de trigo)
- O recheio? Aqueles 120g de carne moída temperada que você ama (ou que tal frango desfiado, uma mistura de brócolis com ricota, ou aquele queijinho que derrete e faz todo mundo salivar?)
Como Fazer Um Pastel de Forno Que Derrete na Boca?
- Primeiro, se jogue na tarefa de bater bem o ovo com o azeite, leite e o sal. Faça com amor, que é o ingrediente secreto! Depois, jogue lá a farinha de linhaça e mexa outra vez. Tá vendo como já tá ficando bom?
- Agora, vá com calma adicionando a farinha de arroz aos pouquinhos. E aí é que tá: sinta a textura, ela deve ficar macia, desgrudando das mãos, nada de massa dura, ok?
- Pegue essa massa linda e abra com um rolo – entre dois plásticos, fica a dica! Não vai deixar grossa demais nem fininha, hein? Agora, a parte divertida: recheie como quiser e feche as bordas com um garfo, pra ficar com aquele visual que a gente ama.
- Para finalizar, pegue uma gema e misture com uma colherzinha de chá de água, passe por cima dos pasteis. Isso vai garantir aquele brilho gourmet!
- Manda os lindões para um forno pré-aquecido a 180 graus por uns 20 a 25 minutinhos ou até dourar alegremente.
Rendimento e Dicas de Armazenamento