Governo FederalNotíciasPolítica

Após crise do Pix, Lula dá ‘bronca’ por meio de indireta a Haddad

Chefe do Executivo disse que portarias que possam criar “confusão” devem passar pela presidência

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enquadrou seus ministros durante a reunião feita com a cúpula de seu governo na manhã desta segunda-feira (20), em Brasília (DF). Em uma fala considerada uma “bronca indireta” ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o petista afirmou que portarias dos ministérios que possam criar “confusão” para o governo deverão passar primeiro pela Presidência da República.

– Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que crie confusão para nós sem que essa portaria passe pela Presidência da República através da Casa Civil. Muitas vezes, a gente pensa que não é nada, mas alguém faz uma portaria, faz um negócio qualquer, e daqui a pouco arrebenta e vem cair na Presidência da República – disse.

A declaração vem dias após o governo sofrer um de seus maiores desgastes por causa da repercussão de uma instrução normativa da Receita Federal que aumentava a fiscalização sobre transações financeiras. Apesar de a medida ter sido revogada, o caso colocou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em um momento de fraqueza dentro do governo.