CelebridadesNotíciasSaúdeTelevisão e Cinema
0

Alopecia: o que é, sintomas e causas da doença sem cura que acomete Deborah Secco e a sua família

Cuide bem da sua saúde

A atriz Deborah Secco revelou, durante uma entrevista a RedeTV!, que ela e todos de sua família foram diagnosticados com uma enfermidade sem cura. A revelação logo tomou conta da web.

Os fãs e seguidores da atriz, que é uma das mais bem sucedidas do país, ficaram preocupados com a declaração de Deborah Secco que revelou ser portadora alopecia androgenética.

O que é alopecia?

A alopecia é uma condição que leva à perda de cabelo no couro cabeludo ou em outras áreas do corpo. Essa condição resulta em uma quantidade significativa de queda de cabelo em regiões específicas, tornando o couro cabeludo ou a pele previamente cobertos visíveis.

Existem várias causas para a queda de cabelo, incluindo estresse, uso de medicamentos e doenças como lúpus ou hipertireoidismo. Dependendo da causa, a alopecia pode ser classificada em diferentes tipos, sendo os mais comuns a alopecia areata, alopecia androgênica e eflúvio telógeno.

O tratamento da alopecia é baseado na causa subjacente. No entanto, na maioria dos casos, a queda de cabelo é tratada com medicamentos tópicos aplicados diretamente na área afetada, os quais devem ser prescritos por um dermatologista.

Principais sintomas

Quando ocorre a perda de mais de 100 fios de cabelo diariamente, é possível notar essa condição ao encontrar uma quantidade significativa de cabelo no travesseiro ao acordar, ao lavar ou pentear o cabelo, ou ao passar a mão pelos fios.

Um dos sintomas característicos da alopecia é a presença de áreas no couro cabeludo com cabelo escasso ou ausente. Embora essa condição ocorra principalmente na cabeça, os sinais indicativos de alopecia podem ser observados em qualquer parte do corpo que possua pelos.

Causas da alopecia

  • Micose no couro cabeludo;
  • Uso de medicamentos;
  • Estresse;
  • Reação hormonal pós parto;
  • Uso de produtos químicos inadequados;
    Lúpus eritematoso sistêmico;
  • Doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, sífilis secundária ou líquen plano;
  • Deficiência de proteínas, ferro, biotina e zinco.

Vale ressaltar que alguns tipos de câncer também podem provocar a queda de cabelo, como o câncer de pele, por exemplo.