Saiba que o alecrim tem uma série de possíveis benefícios à saúde, ainda é rico em compostos antioxidantes e anti-inflamatórios. Você pode consumir o alecrim em modo de pó para tempero de saladas, sucos, chás, e até mesmo em receitas de bolo.
O verde alecrim é uma fonte rica em antioxidantes e diversos compostos anti-inflamatórios, que ajudam a estimular a nossa imunidade e melhorar a circulação sanguínea.
Diversos estudos em laboratório mostraram que o alecrim é rico em antioxidantes, que nos trazem um papel importante na neutralização de partículas nocivas chamadas radicais livres.
Sem dúvidas o alecrim tem uma longa história de usos culinários e aromáticos, além de aplicações na medicina tradicional à base de ervas.
E sempre o alecrim é nativo da América do Sul e da região. E ainda o alimento faz parte da família de plantas Lamiaceae, que é da família do hortelã, orégano, erva-cidreira e o manjericão.
Antioxidantes
Saiba que os antioxidantes são compostos que ajudam a proteger o corpo contra danos oxidativos e até mesmo a inflamação, que podem levar a doenças crônicas como câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
Os antioxidantes podem ser encontrados em uma variedade de alimentos verde e também em outros alimentos como as frutas, vegetais e ervas como o alecrim. Vale ressaltar que o chá de alecrim também contém compostos que podem ter propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas.
Ajuda a diminuir o açúcar no sangue
Infelizmente quando não tratada, a glicemia elevada pode causar danos aos nossos olhos, coração, rins e até mesmo o sistema nervoso. É sempre fundamental que as pessoas com diabetes gerenciem adequadamente seus níveis de açúcar no sangue.
Diversos estudos demonstraram que os compostos do chá de alecrim podem ajudar a baixar o açúcar no sangue, sugerindo que o alecrim pode ter aplicações potenciais para controlar o açúcar elevado no sangue entre pessoas com diabetes.
Cabelo
Há alguns anos atrás, o alecrim foi associado ao crescimento do cabelo em muitas culturas. E também em algumas pesquisas anteriores mostram que a aplicação de uma combinação de óleo de alecrim, lavanda, tomilho e óleo de cedro no couro cabeludo pode ajudar a melhorar o crescimento do cabelo.
Dores musculares
Alguns estudos de anos atrás, mostram que tomar uma combinação de alecrim, e também de lúpulo e ácido oleanólico pode ajudar a aliviar a dor associada à artrite.
Vale ressaltar que o óleo de alecrim também é aprovado pela Comissão Alemã como um ótimo tratamento tópico para tratar dores musculares e relacionadas à artrite e para melhorar a nossa circulação.
Mente
E se você está entediado ou um pouco sem inspiração, talvez uma lufada da erva de alecrim possa ajudar.
Em um estudo realizado em 2013 analisou os efeitos do óleo de alecrim inalado nas sensações e atividades do nosso sistema nervoso.
Câncer
Diversos estudos realizados sugerem que o extrato de alecrim pode impedir a replicação das células cancerosas, impedindo assim o crescimento de tumores, e no estudo mostrou que pode ajudar a prevenir o câncer de mama; já em outro estudo encontrou efeitos semelhantes com alecrim até mesmo na replicação de células de câncer de cólon.
Uma boa receitinha com alecrim é a Manteiga de Alho e Alecrim
Você pode usar essa receita de alecrim, que é uma excelente cobertura para bife, ou use-a como pasta ou manteiga vegetal. É ainda ótimo em batatas assadas ou misturadas com macarrão.
Para fazer pique 3 dentes de alho médios e amasse com a parte larga de uma faca de chef, em uma tigela pequena, misture o alho com duas colheres de chá de suco de limão fresco e cerca de uma colher de chá de sal e se preferir coloque pimenta.
Agora adicione uma colher de chá de folhas de alecrim frescas picadas finamente. Misture bem. Adicione 1 palito de manteiga à temperatura ambiente e amasse com um garfo até ficar bem misturado.
Após isso, coloque também a manteiga em uma folha de papel manteiga e molde em um tronco. Após isto, embrulhe bem e leve à geladeira até esfriar. Você pode guardar no congelador.